Governo português prepara visita de António Costa a Cabo Verde

19/01/2017 07:27 - Modificado em 19/01/2017 07:27
| Comentários fechados em Governo português prepara visita de António Costa a Cabo Verde

A secretária de Estado Adjunta Mariana Vieira da Silva foi recebida hoje pelo primeiro-ministro de Cabo Verde no início de uma visita de três dias que servirá para preparar a viagem do primeiro-ministro português  António Costa a Cabo Verde no mês de  fevereiro. 

Mariana Vieira da Silva, que está na cidade da Praia a convite do governo cabo-verdiano para proferir uma palestra no âmbito das celebrações do 13 de janeiro, disse aos jornalistas que a deslocação servirá também para antecipar a visita do chefe do Executivo português. 

Adiantou que a data da visita não está ainda fechada, mas deverá ocorrer em final de fevereiro e confirmou 20 de fevereiro como data indicativa.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, avançou em dezembro, o dia 20 de fevereiro como a data para a realização da quarta cimeira Portugal – Cabo Verde, no âmbito da qual decorre a segunda deslocação, como chefe do Governo, de António Costa a Cabo Verde. 

Durante a cimeira entre os dois países, a decorrer na cidade da Praia, deverá ser assinado o Programa Estratégico de Cooperação 2016/2020 entre os dois países, assunto que irá também ser abordado durante as reuniões de trabalho que Mariana Vieira da Silva terá quinta-feira com vários membros do Governo cabo-verdiano. 

A agenda da visita incluiu ainda encontros com os líderes dos dois maiores partidos cabo-verdianos – Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na oposição, e Movimento para a Democracia (MpD), no poder – e na sexta-feira a participação nas cerimónias do Dia dos Heróis Nacionais, que assinala a data da morte do líder histórico da independência Amílcar Cabral.

“São reuniões de trabalho com o Governo e os vários partidos para ouvir os problemas e conversar sobre a cooperação entre Portugal e Cabo Verde”, disse a secretária de Estado Adjunta. 

Sobre o encontro com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, Mariana Vieira da Silva disse ter trazido de António Costa “uma mensagem de vontade de trabalho conjunto”.

Cabo Verde “foi a primeira visita oficial do primeiro-ministro há um ano e trouxe essa vontade de trabalho conjunto, cooperação e tratamento de questões da língua portuguesa”, disse.

Mariana Vieira da Silva proferira no final do dia de quinta-feira uma conferência subordinada ao tema “O Estado, o setor privado e a justiça social numa sociedade pluralista”, no âmbito das iniciativas para assinalar o 13 de janeiro, data das primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde, em 1991.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.