Semáforos: Congestionamento de trânsito junto à rotunda de Terra Branca incomoda condutores e passageiros

19/01/2017 07:10 - Modificado em 19/01/2017 07:10

O sistema de semáforos colocado junto da rotunda de Terra Branca começou a funcionar em Dezembro passado. O objectivo, segundo a Câmara Municipal da Praia, era resolver o problema do congestionamento nessa via, regulando a passagem das pessoas e das viaturas.

 

Contudo, condutores e passageiros têm reclamado de “muita confusão e demora” nesta via que liga as zonas de Achada Santo António, Palmarejo, Chã de Areia, Várzea e outros pontos da cidade da Praia.

Entrevistado pelo NN, o taxista Félix avançou que antes da colocação dos semáforos já havia congestionamento mas, actualmente, nem todos os condutores têm respeitado a sinalização, o que tem provocado maior congestionamento das viaturas, sobretudo, em horário de pico e acidentes.

A passageira e universitária Cármen Assunção diz que há “muita confusão no trânsito neste entroncamento. A colocação dos semáforos trouxe mais atraso e congestionamento. Esperamos longos minutos para poder seguir viagem. Várias viaturas, uma atrás das outras; é um esperar que não acaba”.

Elisandro Mendes, condutor adianta: “não sei o que está a acontecer. Penso que, seguramente, a instalação de semáforos deveria diminuir o congestionamento do trânsito, sobretudo nas horas de ponta e garantir a segurança dos peões, mas nada disso tem acontecido, veio trazer mais atrasos”.

Já o motorista Adriano diz ter outra estratégia para fugir ao congestionamento na rotunda de Terra Branca. O mesmo explica que já conhece o funcionamento nesta via, por isso, resolveu inverter o caminho utilizando a estrada de acesso via “Prainha”, Achada Santo António e outras zonas circundantes porque “é insuportável o atraso na via Terra Branca” onde diariamente circulam milhares de viaturas.

Os entrevistados são unânimes ao dizerem que a situação de congestionamento acontece sobretudo nos horários entre as oito horas, as doze horas e as dezanove horas. Os mesmos pedem a atenção dos responsáveis pela colocação dos semáforos que ordenem o trânsito e coloquem agentes nos horários mais movimentados para garantirem a segurança de todos.

  1. Israel Silva

    É um absurdo. A sincronização entre os postes é de tal forma um contra-senso que obriga as viaturas a parar dentro da rotunda, o que é proibido pelo código de estrada. Essa mesma sincronização faz com que se formem filas imóveis de viaturas que impedem a circulação a viaturas para as quais o sinal está verde. Penso que a forma como os postes foram colocados está a criar mais dificuldades do que o que se verificava antes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.