ALAIM comemora o seu primeiro aniversário com olhos no futuro

18/01/2017 08:14 - Modificado em 18/01/2017 08:14
| Comentários fechados em ALAIM comemora o seu primeiro aniversário com olhos no futuro

A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) está de portas abertas há quase um ano e comemora este sábado, 21 de Janeiro, o seu primeiro aniversário com uma virada cultural de doze horas ininterruptas de actividades “OVERDOZE”. Exactamente, como aconteceu na inauguração do projecto.

Em conversa com Janaina Alves, coordenadora da ALAIM, sobre a celebração do primeiro aniversário, a mesma referiu 365 dias, “porque tem sido um projecto dia-a-dia e em cada dia uma conquista”. A mesma mostra-se bastante satisfeita com o percurso de um projecto que desde o início da sua concepção trouxe um conceito inovador em termos de expressão artística para a ilha e o país em geral.

Apesar do sucesso alcançado neste primeiro ano, a coordenadora da Academia de Artes Livres diz que nenhum dos envolvidos, ela incluída, imaginava que a ALAIM alcançasse a dimensão que conquistou em apenas um ano, tanto a nível nacional, como internacional. “Maluca e surreal” foram os adjectivos utilizados pela responsável que também é actriz.

Mas assume que isso se deve a uma luta diária e, para quem está directamente envolvido, o sucesso não é perceptível e só é visível através dos elogios, dos comentários e dos projectos realizados.

Portanto, diz que os objectivos ainda estão a ser cumpridos. “Os objectivos ainda não foram alcançados, porque acredito que a ALAIM está a funcionar apenas a 60% do que deveria. Muita gente lá fora (a nível internacional) conhece a ALAIM e o mindelense ainda não”, diz a coordenadora que, no entanto, garante que no segundo ano, o objectivo é trazer o mindelense para a ALAIM. “Fazê-los perceber que esta é a sua casa e que todos os artistas, têm de vir para cá. É livre, sempre com as portas abertas”.

As doze horas de comemorações, entretanto, serão um bombardeamento de actividades, como na primeira versão em que as pessoas aderiram e gostaram, recorda. “Durante o ano temos muitas coisas a acontecer aqui dentro e a melhor forma de comemorar o primeiro aniversário é mostrar às pessoas a dinâmica da ALAIM. Com teatro, música, dança, artes plásticas, intervenção social.

Projectos

Para 2017, a ALAIM tem diversos projectos, entre eles, a Bolsa de Acesso à Cultura, um projecto do Ministério da Cultura que será apresentado no “Over 12” e ainda a assinatura de um protocolo com o Ministério da Cultura.

O projecto de internacionalização chamado ADN (Atlantic Drama Network), com a ALAIM a proporcionar este intercâmbio com a assinatura de um protocolo.

Além destes projectos, a Academia irá trabalhar em acções sociais, em parceria com o ICCA, com crianças do instituto para estudar e fazer oficinas.

No referente às impressões que a ALAIM tem deixado nas pessoas, Janaina Alves revela que pelos elogios e comentários recebidos no dia-a-dia, as pessoas gostam. Apesar de ainda não terem conseguido chegar a todos os mindelense, diz que quer chegar às pessoas, às escolas, aos jovens.

Acredita que a inauguração da sala multimédia promovida pela CV Móvel durante o “Over 12”, será uma mais-valia e uma oportunidade de levar os jovens à Academia, não necessariamente para o teatro ou a dança, mas com interesses mais tecnológicos. Desta forma, a “sociedade vai descobrir a ALAIM ainda mais, neste segundo ano”.

A celebração começa às 15 horas com a batucada do Mindelo, com Mick Lima que também é professor da ALAIM e sublinha ainda que outras estruturas que antigamente funcionavam fora vieram para a ALAIM, com espaço próprio para as suas actividades.

Das 15 às 19 a entrada é grátis e a partir desse horário, 19 horas, vai funcionar um sistema de pagamento, onde a pessoa paga quanto quer, mas com uma quota base.

A ALAIM é feita de pessoas que acreditaram no projecto, sublinha Janaina que refere ainda que sem o contributo dos seus parceiros, este projecto-sonho, não estaria neste momento a ser concretizado.

Para finalizar as 12 horas de actividade, às 03:00 horas será feito um brinde ao sonho que se está a concretizar. Durante a semana, decorrerão no espaço outras actividades comemorativas.

No dia 22, a Academia recebe o espectáculo “As Estrangeiras” que estreou no Porto, Portugal, com a sua estreia em Cabo Verde a acontecer no Festival de Teatro Mindelact, seguindo para o Brasil e de novo para o palco do Mindelo.

Ainda durante as comemorações de aniversário, estará aberto um concurso de fotografia com hastag over12.

Muitas actividades que antes tinham lugar no Centro Cultural Português acontecem agora na ALAIM. É o caso da escola de dança de Noelisa Santos que irá apresentar “Midnigth Blues” durante o “OVERDOZE” e do curso de teatro do CCP, cujas aulas práticas passaram a decorrer na academia. A ALAIM acolhe ainda projectos próprios e oficinas pontuais.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.