Mindelo: Navio Oosterschelde da Missão DARWIN 200 em Cabo Verde para missão de conservação maritima

11/09/2023 17:06 - Modificado em 11/09/2023 17:06

No último dia 10 de setembro, o imponente navio Oosterschelde, parte da missão de conservação global DARWIN200, atracou no Porto do Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, após uma travessia de 850 milhas náuticas desde Tenerife. Esta é a segunda de 32 paradas planejadas ao longo da jornada de dois anos, que segue os passos de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle.

A DARWIN200, uma expedição de conservação de mais de 40.000 milhas náuticas, visa capacitar 200 líderes emergentes na área de conservação.

Apesar dos desafios enfrentados no arquipélago, a nota enviada à nossa redação destaca os avanços notáveis em prol da conservação, especialmente para as tartarugas marinhas, cujos locais de nidificação têm aumentado, além do “famoso Raso Lark” também foi recentemente salvo da extinção graças ao esforço de ONGs dedicadas.

Gerben Nab, Capitão do Oosterschelde, expressou sua satisfação em retornar a Cabo Verde, onde estabeleceu laços desde 2008, e reforçou o compromisso em contribuir para a preservação da natureza local.

A DARWIN200 tem como objetivo equipar cada Líder Darwin com ideias e habilidades que impactarão positivamente suas iniciativas de conservação em seus países de origem.

Em Cabo Verde, os Líderes Darwin colaborarão com especialistas de ONGs locais e organizações como a Biosfera (São Vicente) e Terrimar (Santo Antão), visando estudar e proteger diversas espécies e ecossistemas.

Nesta segunda-feira, 11 de setembro, sete Líderes Darwin de distintos países, como Gana, Países Baixos, Brasil, Áustria e Reino Unido, se unirão ao projeto, trabalhando em conjunto com especialistas locais para avaliar e preservar espécies selecionadas. Cada um produzirá um filme, ensaio fotográfico e relatório sobre suas descobertas.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.