Santo Antão: Jovens da Ribeira-Grande querem mais oportunidades para 2017

30/12/2016 08:27 - Modificado em 30/12/2016 08:27
| Comentários fechados em Santo Antão: Jovens da Ribeira-Grande querem mais oportunidades para 2017

Quando o ano 2016 está prestes a terminar muitos jovens da Ribeira Grande pedem mais oportunidades para ingressarem no mercado de trabalho em 2017.

A NN quis saber como foi o ano para muitos jovens da Ribeira Grande e, desejos para 2017 e o cenário apontado por muitos resume-se a “muita procura e pouca oferta”. O facto é que Ribeira Grande  é um dos Concelhos de Santo Antão que mais jovens coloca nas universidades de São Vicente todos os anos e, por isso a cada final de ano lectivo saem um número considerável de recém formados.

Muitos desses jovens dizem que preferem regressar a sua Ilha, devido a  impossibilidade de entrarem no mercado de trabalho em São Vicente e, com isto poupar os pais a nível financeiro. Um dos entraves encontrados pelos jovens no mercado de trabalho está no facto de muitas empresas só quererem jovens formados e, com experiência no mercado de trabalho, de pelo menos seis meses.

A solução encontrada por muitos jovens é ingressarem em trabalhos nas empresas de construção  civil, isto é quando aparece uma vaga. Como afirma um jovem formado na área de Serviço Social há dois anos atrás” o ano 2016 foi difícil como foi o de 2015, estou a trabalhar como servente em obras de construção civil, a espera da minha sorte, meti muitas cartas em empresas mas até agora não tive nenhum feedback”. Aponta ainda que está confiante nas promessas do novo Primeiro-Ministro para os jovens e, “espero desempenhar funções na minha área brevemente”.

Para 2017 os jovens abordados querem que a Câmara municipal e o Governo dêem mais oportunidades para poderem mostrar, as suas capacidades e, apontam o facto de que há muitas pessoas já com carreira feita desempenhando funções em empresas diferentes. O que retira qualquer possibilidade aos jovens formados e, a essas pessoas como apontam deveriam ir para a reforma e dar oportunidades aos jovens.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.