Músicos Cabo-Verdianos e Moçambicanos homenageiam a Diva dos Pés Descalços

16/12/2016 08:46 - Modificado em 16/12/2016 08:46
| Comentários fechados em Músicos Cabo-Verdianos e Moçambicanos homenageiam a Diva dos Pés Descalços

cesaria evoraO palco do Centro Cultural Franco Moçambicano em Maputo recebe homenagem a Cesária Évora. No palco subirão diferentes artistas Cabo-Verdianos e Moçambicanos. A Diva dos Pés Descalços que levou a música cabo-verdiana a todos os cantos do mundo faleceu em 2011 na sua ilha natal.

Cesária, ou “Cise” como era conhecida pelos amigos, nasceu em 27 de Agosto de 1941 no Mindelo. Ficou conhecida como a melhor intérprete da “morna”, a música folclórica típica de Cabo Verde. Recebeu vários prémios devido ao seu papel na divulgação e internacionalização da música.

Devido a complicações de saúde, Cesária abandonou definitivamente os palcos e regressou a São Vicente, onde veio a falecer no dia 17 de Dezembro de 2011. Data triste para o povo cabo-verdiano que perdeu o maior ícone da cultura cabo-verdiana. Cesária Évora morreu aos 70 anos de idade, em São Vicente, sua terra natal.

Para recordar os cinco anos da morte de Cesária Évora, um grupo de artistas, músicos Cabo-Verdianos e Moçambicanos quis homenagear a Diva dos Pés Descalços.

No palco do Centro Cultural Franco Moçambicano em Maputo subirão diferentes artistas, como Nacy Vieira, Lucibela, Toy Vieira. De Moçambique, participarão Chichel Langa, Rodalia Silvestre.

Cesária Évora é recordada um pouco por todo o mundo e Cabo Verde não poderia ficar de fora. Na ilha natal da malograda está agendado um leque de actividades. O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Núcleo Museológico Cesária Évora, realizará diferentes actividades alusivas a essa data e Bitú Melo é o convidado de honra.

Desde partidas de “Uril” e cartas (“Bisca”), com prémios aos vencedores. Isto por serem jogos extremamente apreciados por Cize, como forma de ocupar o tempo nas suas estadias de repouso em São Vicente.

No dia 19 de Dezembro, haverá uma Serenata pelas ruas do Mindelo. O trajecto como já é habitual, deverá passar nos pontos relacionados com a vida da Diva na Cidade do Mindelo. 

Após a serenata, vários artistas deverão participar num concerto grátis aberto ao público que terá lugar diante do Núcleo Museológico Cesária Évora.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.