“Receber o ex-prisioneiro de Guantánamo, para Cabo Verde é um gesto humanitário”

7/12/2016 07:23 - Modificado em 7/12/2016 07:23

prisao-de-guantanamoO Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, Luís Filipe Tavares, assegura que é um gesto humanitário e solidário de Cabo Verde para com os Estados Unidos da América, uma vez que se pretende encerrar a prisão de Guantánamo, em Cuba.

 

O Ministro Luís Filipe Tavares, não revela em que ilha de Cabo Verde foi transferido o iemenita Shawqi Awad Balzuhair que estava na prisão de Guantánamo em Cuba e esclarece que por questões de segurança não será revelado onde está o ex-prisioneiro que esteve detido em Guantánamo desde 2002, após ter sido capturado com outros suspeitos de serem militantes da Al-Qaida em Carachi, no Paquistão.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional em entrevista à RCV disse que “foi uma decisão tomada com muito sentido de Estado e responsabilidade, sendo que Cabo Verde deve ser solidário para com os Estados Unidos da América, uma vez que o Presidente norte-americano Barack Obama quer fechar a prisão em Cuba” e ainda reconhece que essa medida tem consensos alargados. O Governo cabo-verdiano acredita que o país deve ajudar nesta matéria que também considera um acto humanitário ao receber os ex-prisioneiros de Guantánamo e relembra que em seis anos, este é o segundo antigo prisioneiro de Guantánamo que Cabo Verde recebe. O chefe da diplomacia cabo-verdiana adianta ainda que houve consenso e justifica que “todos os que deveriam ser informados foram informados, nomeadamente os partidos políticos, pois fizemos esse processo com a maior discrição possível em parceria com os americanos”.

  1. BORDOLEGA

    Cala-te man! Este é um assunto de idole sigiloso o sir ministreco deve permanecer em silêncio e tão pouco estar na comunicação social a propalar/papiar; ficando-lhe muito mal sem djobe pa lado.

  2. Nita Fortes

    OK ! O gesto relmente é humanitàrio e exilar um ex-terrorista é um acto correcto para a humanidade. Agora, o que é desumano é o subsidio ser recebido e deixado na Praia e mandar o exilado para outro lado.
    Isso é descaramente de asquerosos.

  3. Ex- Ministro

    O Ministro cometeu uma ciência sem conciencia e que vai ter grande consequência.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.