Sepultura de Cizé sem placa de identificação e sem nenhuma intervenção

21/09/2012 07:07 - Modificado em 21/09/2012 07:07

Cesária Évora faleceu a 17 de Dezembro2011 e foi sepultada na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente. A verdade é que a sepultura da cantora encontra-se no mesmo estado, aquando do seu funeral. Sem qualquer obra de restauração, a cova está sob alçada dos serviços do cemitério que têm privado pela sua preservação.

 

O NN apurou que a sepultura da cantora, Cesária Évora não sofreu qualquer intervenção  desde que a Diva dos Pés Descalços faleceu. O sepulcro mantém-se no estado normal, coberto de flores, que são levadas por turistas, e sem um símbolo, que indique tratar-se da campa de Cesária Évora. Isto quando a campa de Cesária Évora é a mais visitada  do cemitério

Para as pessoas prestarem a sua homenagem a cantora têm que pedir ajuda aos funcionários do cemitério, porque quem não conhece o local corre risco de se perder. Quanto a preservação da sepultura de Cesária, de forma a evitar actos de vandalismo, ou furto das coroas de flores estão por conta dos serviços da CMSV que regem o cemitério.

“Fazemos a limpeza geral da sua cova, para que ela esteja sempre limpa para receber visitas. Salvaguardamos a protecção de qualquer objecto doado a Cesária, para que não seja furtado. Temos dado o nosso contributo na preservação do seu túmulo, enquanto alguém de direito não toma as previdências para transforma-lo num monumento, que simbolize a presença da cantora”, assegura o responsável do cemitério.

Protecção

Questionado como garantem a segurança do sepulcro, o funcionário da CMSV afirma que não existe uma segurança específica, mas que há vigilância geral no cemitério durante 24 horas. O responsável do cemitério, assegura que ainda não se registou qualquer incidente com a sepultura da Diva dos Pés Descalços e que é aquela que recebe mais visitas, na sua maioria turistas.

 

  1. É mesmo assim! alguns enriquisseram na sua custa, hoje com boa vida e lá se
    esqueceram da embaixadora da música caboverdiana conhecida mundialmente. E que tal se souberem da campa do 1º Presidente desse Pais! As campas do c´mê Deus e Tchôl estão muito mais identificadas. (Cambadas de Palébéus, ingratos, corruptos armados em amigos) Mas todos darão o fim no buraco. Seus mangussas.

  2. Julio Goto

    … todos os caboverdeanos sao iguais perante a lei. Ninguem pode ser previlegiado ou privado de…
    A Camara mostrou o governo mostrou etc.etc
    Os herdeiros tem de mostrar tambem .

  3. bom na praia quem e responsavel pela sepultora do falecido é a familia…EVORA deverria ser mais priservada mesmo depis da sua morte ja que todo que ela fez pelo pais.A sua familia deveria dar mais importancia a isso e a minha opinião

  4. fã de cize

    Muita pena Cize tem uma familia que não liga nada. Nem os filhos prontificaram a fazer a sua sepultura? uma pobre morre a familia prontifica em fazer a sepultura . A cize agora que deixou os filhos ricos eles nao fazem nada
    Onde está o Djo da Silva. Ele tb devia prontificar em faze-lo porque ele virou rico foi na custa de Cize. Pelo menos ele faria me que fosse a Placa de Identificação no estrangeiro e mandava para colocar. Muitos turistas vao fazer foto na cova e nem identificação tem.QUE PENA!

  5. milla alves

    e triste ovi um noticia desse tipo…nos diva deveria merecer tudo quando ela era viva e infelismente agora k esta morta…sei k nos diva era simples…mas nao e para tanto;ela fez muitas coisas para todos os caboverdianos de santo antao a brava…espero k as autoridades fazem alguma coisa ou sera nos o povo a fazer um junta mon para dar uma boa sepultura para nossa diva…ela merece…porque nos todos os caboverdianos devemos gratidao a nossa rainha dos pes descalcos…

  6. Romeu Lopes

    como é possivel uma senhora mais famosa de Cabo Verde nao ter uma sepultura digno deste nome

  7. rosa fortes

    isso nao e responsablidade do estado nem do djo da silva.os filhos e netos devem pensar nisso mais breve possivel pela onra da minha amiga saia,que me confesou que lutaria ate fim da sua vida,para que eles tivese uma vida melhor:

  8. Gente de reberabote

    O janete bo k ta dze assim pk k ta fka dret… monera k bo ta dze k ne possivel faze nada na campa k menos de um one….. Esse e uma tremenda mentira porque te txeu campa que menos de um one la na cemiterio fizit…. Um ba pa um interre adias ola campa de nha amigo Pepy Boy la fizit benit que foto e tudo pk ele tem familia pa fazel ele e cize serra que ele catem familia pa fazel ele…… o falta de interrese……. o a bzot gasta tud denher kel txa………

  9. clovis da luz

    gostaria de dizer que fiquei indignado ao ler esta noticia lamentavel!is to e uma vergona tanto pro pais como para os seus filhos ate mesmo para os proprios governates!para um pessoa que levou a bandeira do pais pro mundo fora ,ter ajudado varias instituicoes carenciadas, depois da sua morte nem uma sepultura se e dingna de ter?onde e que nos vamos parar meu Deus!!!!!!!!!!!

  10. Claudino

    Se os herdeiros não quizerem fazer nada e a associação dos homens da cultura de SV façam alguma coisa. Não esperem pelo poder público.

  11. Naiss

    As pessoas esquecem-se dum pormenor importante: Há um prazo para a edificação dos tumulos e penso que esse prazo, no caso da Cesaria, ainda não chegou ao fim. Se a sepultura for arranjada, corre o risco de abater porque o terreno ainda está muito solto.
    A familia é que podia ter colocado lá uma cruz como fazem todas as familias.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.