Cabo Verde analisa com a União Europeia questão da facilitação de vistos

1/12/2016 08:18 - Modificado em 1/12/2016 08:18
| Comentários fechados em Cabo Verde analisa com a União Europeia questão da facilitação de vistos

passaporte electrónicoPara o Ministro Elísio Freire, em declarações à imprensa sobre a reunião temática do ‘Diálogo Intergovernamental Euro-Africano sobre a Migração e Desenvolvimento – Processo Rabat’, que tem por base discutir as questões de facilitação de vistos, o país quer ajudar na promoção da globalização a nível da cultura e do turismo. Neste sentido, espera que seja uma reunião que crie um processo evolutivo “que permita que haja cada vez mais a facilitação de vistos”.

 

O Ministro vê esta facilitação como meio para as trocas de experiências científicas na área da cultura e do turismo. Em relação ao turismo, afirma que de acordo com os objectivos de governação, é necessário aumentar o número de turistas e, para isso, Cabo Verde tem de ser um país que permita a facilidade de circulação e mobilidade, um país seguro e eficaz no combate aos vários crimes que afectam a humanidade.

“Esta reunião por um lado mostra credibilidade de Cabo Verde e demonstra todo o empenho do género para uma maior circulação a nível global e uma circulação segura que permita o desenvolvimento”, sublinha o Ministro.

Do lado de Portugal, a questão é vista com bons olhos. “Existe uma forte pressão migratória da África subsaariana e de outras regiões sobre a União Europeia e, portanto, no âmbito dos processos de discussão sobre temas de migração e desenvolvimento que foram estabelecidos, deverá haver movimento de pessoas de forma legal e organizada”.

A reunião que termina esta quinta-feira tem por objectivo discutir os quadros jurídicos existentes e reflectir sobre os procedimentos da concessão de visto.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.