Recomendações do FMI…Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém

1/12/2016 07:59 - Modificado em 1/12/2016 07:59
| Comentários fechados em Recomendações do FMI…Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém

fmiguine2015fmiO relatório final da missão técnica que esteve em Cabo Verde em Outubro, aprovado a 18 de Novembro pelo Conselho de Administração do FMI e hoje divulgado, segue o velho ditado que diz: “cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém” no tocante às recomendações. Pois, se por um lado louva o progresso económico e social, recomenda cautela porque o “país está vulnerável a choques externos e a sua dívida pública é elevada”.

 

Recomendaram por isso, às autoridades cabo-verdianas que fomentem a consolidação orçamental e implementem “reformas estruturais para promover o sector privado, enquanto principal motor do crescimento, para fomentar a produtividade e facilitar o crescimento de longo prazo”.

Destacaram os esforços para “melhorar a eficiência das empresas públicas” e reiteraram que a aceleração do programa de privatizações ajudaria a impulsionar o crescimento do sector privado.

Realçaram que as dificuldades financeiras de duas empresas públicas – transportadora aérea e empresa imobiliária estatal – requerem “uma resolução rápida”.

O FMI instou ainda a realização de “progressos adicionais” nas reformas para impulsionar a competitividade, incluindo a melhoria do ambiente de negócios, o aumento da eficiência do mercado de trabalho e o apoio à educação e formação profissional para reduzir os desalinhamentos de competências.

 

Fonte : LUSA

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.