Santo Antão: empresários “amarram” governo ao compromisso de construir o aeroporto

30/11/2016 08:29 - Modificado em 30/11/2016 08:29

aeroporto_saJosé Oliveira, empresário ligado ao turismo, acredita que o Governo vai avançar com a construção de um aeroporto de médio porte na ilha de Santo Antão. Para Oliveira, isso é irreversível devido às garantias e compromissos assumidos pelo Governo com os santoantonienses. Mas também porque essa infra-estrutura vai potenciar o desenvolvimento económico da ilha.

 

A Inforpress avança que os empresários santoantonienses têm em mãos um estudo disponibilizado pelo Governo que prova a viabilidade técnica e económica do aeroporto que deverá ser construído no Porto Novo, na zona de Ribeira Torta/Praia Formosa.

O Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, também Deputado pelo círculo eleitoral de Santo Antão, disse ter a garantia do Governo de que esta ilha vai ter o seu aeroporto, considerando essa infra-estrutura como uma “prioridade” para a ilha.

Os municípios de Santo Antão têm estado, igualmente, a sensibilizar o Governo para a necessidade de se avançar com a construção do aeroporto, tendo em conta a “necessidade e importância” dessa infra-estrutura aeroportuária para a ilha.

Os autarcas de Santo Antão têm defendido, em vários fóruns, que esta ilha só vai conseguir dar o salto no seu processo de desenvolvimento com a construção do aeroporto, considerando esse projecto “fundamental para a competitividade” da região.

No entanto, a necessidade de se construir o aeroporto na “Ilha das Montanhas” começou a ser considerada, efectivamente, nos anos 90, com a desactivação do aeródromo da Ponta do Sol por “razões de operacionalização”.

O aeródromo tinha uma pista com apenas 650 metros de comprimento e sem possibilidades de ampliação, tendo capacidade para receber apenas aviões de pequeno porte e de curto alcance.

  1. silva

    Es k tem strada e es crê aeroporto, kkkkk. Kel gare maritime, no ta ptal na tchom? No gasta milhões pa cais e agora es crê aeroporto, gente d’sintenton é prop gozant

  2. silva

    aeroporto ta tra turista daquesh barco, barco ta fca sem ganha dinheir, povo d’sentonton ta fca sem barco, k é muito complicod pa entendê ess coisa

  3. Augusto Galina

    Sou santantonense e sinto vergonha quando vejo tanta idiotice. Pedir aeroporto so pa churria d’corpe.
    Se querem ver pàssaros motorirados podiam pedir um helicopter, o que baixa em qualquer sito, para emergências.
    Tenham juizo porque não temos dinheiro.

  4. GASTÃO ELIAS

    Quem vai financiar ? Mais dívida externa ? Quem irá pagar ? Querem levar este país á falência já. Que para lá caminha não temos dúvida depois de uma gestão danosa de cerca de 15 anos. Mas, digam. Qual é o turista que não gosta de fazem uma agradável viagem de mar de 1 hora ?

  5. Gomes

    Silva, casta de comentário e ess. Soncente tem cais e aeroporto ma Sentantom ca tem direito. Bô e que ta na gozo e nã ogente de Sentantom. Ess e mas do que ser iguista!

  6. Santatonense

    Silva,

    pareces um ingnorante total no assunto. são dois tipos de transporte diferentes, com valores diferentes, com objetivos diferentes.
    te peço que estudas um pouco depois começa a falar e não conversa de bar ou de futebol, se queres comentar, faça de forma a angariar e não falando ingnorancias de que você não entendes.

  7. EVORA César

    PRAS PESSOAS DAS OTRAS ILHAS A EXCEPçAO DE S VICENTE é BOM S ANTAO TER 1 AEROPORTO INTERNACIONAL O REGIONAL NA CIDADE DE PORTO NOVO.
    OS TURISTAS COMERCIANTES E CABO VERDIANOS DAS OTRAS ILHAS VAO ESTAR BASTANTE CONTENTES.
    VAI 1 FORTE ABRASSU DE SUIçA…

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.