Odontoprofilax: comemora 20 anos de existência com acções de cariz social

25/11/2016 08:32 - Modificado em 25/11/2016 08:32
| Comentários fechados em Odontoprofilax: comemora 20 anos de existência com acções de cariz social

odontoprofilaxA clínica dentária Odontoprofilax, sediada no Mindelo, vai realizar este sábado um conjunto de actividades de cariz social para assinalar os seus 20 anos ao serviço da população de São Vicente e que inclui o rastreio do cancro bucal.

Segundo a proprietária da clínica, Maria Madalena Almeida, as actividades iniciam às 10:00 h, no largo da clínica na Avenida Baltazar Lopes da Silva, com uma feira de saúde ao ar livre.

A mesma inclui a realização de consultas gratuitas e exames clínicos para o despiste de “patologias de tecidos moles”, para além do rastreio do cancro bucal, com “foco no auto-exame” para a prevenção do cancro da boca.

A tenda da saúde oferecerá ainda “outras valências”, segundo a mesma fonte, em parceria com a clínica Urgimed. Entre elas, consultas grátis, controlo e despiste da hipertensão arterial, controlo do peso e do pulso e teste de glicemia.

O programa é encerrado no período da tarde com um conjunto de três palestras subordinadas aos temas “Doenças periodontais/diabetes mellitus”, “Traumatismos oro-facial” e “Alimentação e saúde”.

Para além de campanhas de protecção odonto-estomatológica em zonas mais afastadas da cidade do Mindelo como Salamansa e Norte de Baía que se vêm desenvolvendo ao longo dos anos, a clínica Odontoprofilax, no âmbito da sua actividade social, renovou em Abril do ano passado o acordo de cooperação que mantém com o Centro Social das Aldeias SOS de São Vicente.

No âmbito do mesmo, a clínica vem prestando não só assistência na área da estomatologia, cuidados preventivos aos beneficiários do centro com idade inferior aos 18 anos, mas também extracções dentárias às crianças até aos 17 anos quando necessário e a disponibilização de animadores/formadores para orientarem actividades de informação e formação nas áreas de estomatologia.

O acordo entre as duas partes estabelece ainda a realização de acções de sensibilização comunitária na área da saúde bucal, acções de sensibilização para a prática da aplicação do flúor e a identificação de placas bacterianas e respectivas técnicas de higiene bucal nas escolas e o apoio no tratamento dentário a título voluntário utilizando a clínica dentária SOS.

 Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.