Rapper Unid realiza evento para beneficiar Escola de Surdos e Mudos em São Vicente

23/11/2016 08:32 - Modificado em 23/11/2016 08:32
| Comentários fechados em Rapper Unid realiza evento para beneficiar Escola de Surdos e Mudos em São Vicente

ep-showNo âmbito da comemoração do dia Internacional do Hip Hop, o grupo Rapper Unid realiza em São Vicente, a sua 9º Edição neste domingo, 27 de Novembro, na Universidade do Mindelo pelas 20 horas, onde se realizarão actuações de artistas cabo-verdianos e artistas internacionais, nomeadamente, Migri Dji e Cássiano. Todo o dinheiro arrecadado por este evento será destinado para beneficiar a Escola de Surdos, em Ribeira Bote, São Vicente.

 

Segundo o membro da Organização dos Rapper Unid 2016, Samira, o Rapper Unid é um familia de Hip Hop que tem como precursores o Dj Letra entre outros activistas que actuam há vários anos. Desde 2012 que não fazemos um evento tão grande no âmbito da comemoração do dia Internacional do Hip Hop”.

“Este ano temos uma componente social muito importante que é uma situação de uma Escola na ilha de São Vicente, no Mindelo, que trabalha com uma turma de surdos e, por isso, o movimento Rapper Unid decidiu fazer uma recolha de donativos a favor dessa causa”. Acrescenta ainda que “o evento serve não só para sensibilizar o público em geral mas também a comunidade Hip Hop sobre a questão da missão, pois quem é artista deve ser um activista, ou seja, deve dar atenção e estar junto da comunidade”, adiantou Samira.

Mariana Silva, Professora na Escola Ribeira Bote da Turma de Surdos diz que se “trata de um projecto específico da sala da Turma de Surdos elaborada pelo Ministério da Educação no início de Setembro de 2010 que tem por objectivo promover a inclusão e a integração das crianças surdas: a inclusão socioeducativa. Esta turma iniciou em 2010 com 12 alunos e agora já são 16 incluindo crianças e jovens de várias zonas, com uma faixa etária entre os 6 e os 20 anos. É um grupo originário de famílias com poucas condições o que tem causado certos constrangimentos nesse aspecto”, afirma.

“Com este projecto, temos tido algumas dificuldades e progressos… Temos tido alguns constrangimentos ao longo do desenvolvimento deste projecto e uma das maiores dificuldades é a necessidade de materiais, pois são alunos surdos e há materiais que são indispensáveis para a aprendizagem dos mesmos”. Acrescenta que “este projecto tem por objectivo promover a Inclusão Socioeducativa das crianças surdas onde necessitamos de trabalhar a Linguagem Gestual utilizando o modelo Billing e, com isso, estamos a oferecer oportunidades de aprendizagem para que as crianças e os jovem dessa turma possam desenvolver as suas capacidades e, acredito que são alunos capazes de desenvolver as suas capacidades desde que tenham essas oportunidades porque o que nos falta são oportunidades para desenvolver as capacidades”, frisa Mariana Silva.

O Representante do Grupo, Samira, finalizou dizendo que “o grupo Rapper Unid realiza sempre produções colaborativas no mês de Novembro, portanto, não há casos de honorários comerciais e sempre que há são gratificações”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.