Maria da Conceição só quer um teto seguro para si e sua família

4/04/2023 18:25 - Modificado em 4/04/2023 18:25

Muitas famílias carentes da Ilha de São Vicente lutam diariamente para terem uma casa digna e segura para morar. Uma situação difícil e, muitas vezes desesperadora. Uma dessas famílias é a de Maria Conceição, de 69 anos, moradora na localidade de Ribeira Bote, em São Vicente

Desde a sua infância, Maria Conceição vive na casa dos falecidos pais na zona de Ribeira Bote. Ela e os irmãos cresceram e viveram na mesma casa. Atualmente, continua a viver na casa onde construiu a sua família. Neste momento, 7 pessoas moram na casa, incluindo netos e uma bisneta.

Com vários problemas na habitação, diz que o principal problema da casa é o teto que carece de manutenção. “Os gatos que sobem por cima da casa acabam por agravar a situação, além de que há muito tempo que não recebem nenhum trabalho”, afirma Maria Conceição. Tentaram por conta própria resolver o problema, mas sem sucesso.

A Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), segundo Conceição, analisou a situação, técnicos da edilidade estiveram na moradia analisando a situação, para poder ajudar a família com os problemas na habitação, mas até ao momento nada foi feito. A situação agrava-se ainda mais com as chuvas frequentes na região.

Nas últimas chuvas de setembro do ano passado, a residência da família foi a que mais sofreu com as enxurradas e lama. “Na altura, muita água invadiu a nossa casa. Tivemos muitos prejuízos, desde coisas da minha bisneta, que praticamente perdeu suas coisas, desde roupas, berço, objetos básicos para bebê. Tudo o que tínhamos na casa ficou a boiar”, relata a moradora.

Mostra-se satisfeita com a ajuda e apoio de alguns vizinhos que a ajudaram a lidar com a situação. “Tivemos que deitar fora o que já não prestava, desde roupas, alguma mobília danificada, entre outros objetos”, acrescenta.

Maria Conceição quer simplesmente um teto concertado para poder viver em segurança junto da sua família. “É muito difícil viver assim. Não tenho dinheiro para fazer as obras necessárias e a CMSV não me ajuda. Só queria ter uma casa segura e digna para a minha família”, desabafou.

A situação de Maria Conceição é apenas um exemplo de muitas outras famílias carenciadas na Ilha de São Vicente. A falta de investimento na habitação e o aumento das chuvas tornam ainda mais difícil a vida dessas famílias. É preciso uma ação urgente por parte das autoridades competentes para melhorar a situação dessas pessoas.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.