Salamansa: O Presidente ACDS “Djimily” aposta no Turismo Solidário para beneficiar população da zona

17/11/2016 08:49 - Modificado em 17/11/2016 17:05
| Comentários fechados em Salamansa: O Presidente ACDS “Djimily” aposta no Turismo Solidário para beneficiar população da zona

SalamansaHá mais de um ano que a ACDS, Associação Comunitária para o Desenvolvimento de Salamansa, tem vindo a desenvolver projectos para beneficiar a população desta zona.

 

De acordo com o Presidente, Elvis da Rosa Gomes, “muitas pessoas aqui em Salamansa já beneficiaram de várias ajudas devido à Associação Comunitária desta zona. Primeiro, através do nosso primeiro “Projecto de Casas de Banho” que teve início em Maio de 2015, financiado pelo Ministério do Ambiente e o nosso novo actual Projecto Turismo Solidário que partiu dos fundadores de França de nome “Double Sons”, que significa dois sentidos, que engloba viagem e partilha”.

“O Projecto Turismo Solidário já existia em França com o nome “Doubles Sens”, que significa “Dois Sentidos”, e incluía vários outros países. No mês de Janeiro deste ano, dois fundadores desse projecto vieram a Cabo Verde porque escolheram o nosso país para ser o próximo país a desfrutar desse projecto, escolhendo a zona de Salamansa”, afirma Elvis Gomes.

“No início, os fundadores deste projecto explicaram-nos como seria o projecto que consiste em duas viagens em que numa primeira semana seria a zona de Salamansa e a segunda a ilha de Santo Antão, e de seguida pediu-nos certos orçamentos da obra e de alojamento, e depois de termos fornecido esses dados eles aprovaram e em 10 de Abril tivemos o nosso primeiro grupo que consistia em cinco turistas e mais um repórter francês que filmou e a partir desta data, o projecto está a caminhar bem”, conta.

Segundo o Presidente este “Projecto Turismo Solidário é um projecto bastante interessante… é uma forma de viajar praticada muito na Europa, pois agora os turistas querem viajar de uma outra forma. Já não querem ficar em Hotéis para depois regressarem, mas querem passear, participar, enfim, querem ter uma vantagem para onde vão”.

O Presidente desta Associação diz que “este projecto consiste num pacote completo que incluindo o dinheiro que irá beneficiar cada família desta localidade, é uma parceria com o Presidente do NOBAI juntamente com os fundadores do Turismo Solidário em França”, e acrescenta que, “é uma forma diferente e muito agradável de fazer turismo, pois com este projecto, os turistas conhecem mais a nossa cultura e a comunidade só tem a ganhar, visto que, com o projecto se beneficiam várias famílias desta zona”.

O Presidente desta Associação encontra-se satisfeito e orgulhoso do projecto e diz que, “Este projecto já beneficiou mais de oito famílias nesta localidade o que é muito bom e sinto-me feliz por isso, mas, no entanto, nós pretendemos ir mais longe com o projecto”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.