Primeiro-Ministro participa em cimeiras na Estónia sobre reforço da democracia e a governação aberta

3/09/2023 17:45 - Modificado em 3/09/2023 17:45

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, estará em visita oficial à Estónia, de 4 a 6 de Setembro, a convite da primeira-ministra Kaja Kallas, onde participará em duas cimeiras sobre reforço da democracia e a governação aberta.

Segundo uma nota do Governo, no dia 5 de Setembro, terça-feira, o primeiro-ministro será orador na Cimeira Digital de Tallinn, evento anual organizado pelo Governo da Estónia, que reúne líderes de nações digitalmente avançadas para discutir os desafios e oportunidades de um mundo interconectado.

O chefe do Governo de Cabo Verde apresentará os avanços do país em digitalização e governação electrónica, bem como os benefícios dessas inovações para a democracia, além disso, partilhará a visão estratégica de Cabo Verde para este sector.

Sob o tema “Reforço da Democracia,” a Cimeira Digital de Tallinn deste ano abordará tópicos como governação resiliente, reactiva e aberta, com o objectivo de construir democracias modernas e robustas.

Posteriormente, de 6 a 7 de Setembro, o primeiro-ministro participará na 8ª Cimeira Mundial da Parceria para uma Administração Aberta, que se concentrará no tema “Parcerias para a Resiliência: Reforçar as Democracias no Século XXI”.

Esta cimeira destacará a importância da transparência na administração pública na era digital, o potencial tecnológico para a governação responsável e a preservação da democracia.

Cabo Verde é membro da Parceria para uma Administração Aberta (OGP) desde 2015 e recentemente apresentou o seu Segundo Plano de Acção Nacional de Governação Aberta para 2023-2025, que inclui oito compromissos fundamentais para a consolidação da democracia e a melhoria das práticas em áreas como o combate à corrupção e a eficiência na prestação de serviços públicos.

Durante a visita, o primeiro-ministro Correia e Silva se reunirá com a primeira-ministra Kaja Kallas e o vice-CEO da OGP, Joe Powell, e ainda efectuará uma visita ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Tallinn.

A Estónia, situada no Mar Báltico e com fronteiras com a Rússia e a Letónia, é conhecida pelo seu avançado desenvolvimento digital e governação electrónica.

O primeiro-ministro será acompanhado pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, durante esta missão à República da Estónia.

Inforpress

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.