JCF: “não pode haver nenhum receio especial em relação ao Presidente eleito democraticamente pelos americanos”

10/11/2016 08:28 - Modificado em 10/11/2016 08:28

jcfO Presidente da República Jorge Carlos Fonseca (JCF), felicita Donald Trump pela vitória e não entra em alarmismo uma vez que considera que não há motivo de preocupação visto que o mesmo foi eleito democraticamente e relembra que o Estado de Cabo Verde trabalha no sentido de proteger, sempre que possível, os interesses das nossas comunidades.

 

O Chefe de Estado cabo-verdiano não demonstrou preocupação com as declarações do ex-candidato Trump, entre as quais, caso ganhasse as eleições, expulsaria os 11 milhões de ilegais presentes nos Estados Unidos da América e em entrevista à Inforpress JCF esclarece que “a comunidade cabo-verdiana nesse país é constituída por gente trabalhadora e honesta”.

Todavia, o Presidente da República de Cabo Verde reconhece que deve haver algum cidadão nacional em situação irregular nos EUA, mas refere que isto acontece também nos países europeus. Desta forma, o mesmo relembra que “é tarefa do Estado de Cabo Verde e dos seus dirigentes, dos nossos agentes diplomáticos e consulares trabalharem no sentido de protegerem, sempre que possível, os interesses das nossas comunidades”, sendo que as autoridades cabo-verdianas continuarão a fazer o mesmo que haviam feito com a anterior administração norte-americana de Obama.

O Presidente da República de Cabo Verde espera que as relações de amizade e cooperação entre os dois países “sejam reforçadas e alargadas” no futuro e relembra que existe um laço “cultural, histórico e humano” entre o arquipélago e os Estados Unidos que constitui uma “base muito sólida” de relações seculares.

  1. SEMPRE ATENTO

    TRUMPE venceu com menor número de votos em relação ao seu principal adversário. Muitas pessoas estão a interrogar porquê? Para este facto, requerem uma explicação dos entendedores da questão.

  2. João Neves

    POIS É, TRUMPE venceu com menor número de votos em relação ao seu principal adversário. Há possibilidade de este cenário acontecer em Cabo Verde nas Eleições Legislativa? Sim. Sabe-se que no método d’Hondt o que conta não e o número de votos mas o número de deputados por cada círculo eleitoral. Vejamos um exemplo que possivelmente poderá acontecer em 2021: O MPD alcançará 150 mil votos e o PAICV 150 mil e UM votos. O PAICV que alcançará 1 voto a mais, poderá ou não ganhar as eleições. Ganhará o Partido que tiver o maior número de deputados em todos os círculos eleitorais (Método d’Hondt). Neste Método, ter maior número de votos não expressa maior números de deputados. Se estou errado, agradeço comentários. Não sou dono da verdade por isso quero aprender mais.

  3. João Neves

    POIS É, TRUMPE venceu com menor número de votos em relação ao seu principal adversário. Há possibilidade de este cenário acontecer em Cabo Verde nas Eleições Legislativa? Sim. Sabe-se que no método d’Hondt o que conta não e o número de votos mas sim o número de deputados por cada círculo eleitoral. Vejamos um exemplo que possivelmente poderá acontecer em 2021: O MPD alcançará 150 mil votos e o PAICV 150 mil e UM votos. O PAICV que alcançará 1 voto a mais, poderá ou não ganhar as eleições. Ganhará o Partido que tiver o maior número de deputados em todos os círculos eleitorais (Método d’Hondt). Neste Método, ter maior número de votos não expressa maior números de deputados. Se estou errado, agradeço comentários. Não sou dono da verdade por isso quero aprender mais.

  4. ESCLARECIMENT

    o sitema e’ diferente. trata-se de um colegio eleitoral. conforme a demografia de cada estado, ele e’ represantado por determinado numero de votos (electoral voter) o que obriga o candidato apresentar a sua candidatura em todos estados, por mais pequeno que seja. por isso mesmo que um estado seja pobre pequeno pode decider as presidenciais no pais mais poderoso do mundo. gostaria que fosse o mesmo em cabo verde, pelo menos nao estariamos subjogados pela maioria em Santiago. capiche?
    o electoral voter pode trocar, alias perder ou ganhar seu numero caso estados ganharem ou perderem numerous de habitants. todos anos fazem recenceamento das populacoes.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.