CPLP: Primeiro-ministro considera que a mobilidade na circulação tem condições de ser concretizada

7/11/2016 08:31 - Modificado em 7/11/2016 08:31
| Comentários fechados em CPLP: Primeiro-ministro considera que a mobilidade na circulação tem condições de ser concretizada

CPLP-PTO primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva apoia a proposta do primeiro – ministro português sobre a mobilidade na circulação dentro do espaço da CPLP. Considera  que ” é  uma boa iniciativa com condições de ser concretizada”. Mas defende que implicará negociações entre os parceiros lusófonos.

 

De toda a forma o primeiro-ministro está convencido que ” Existem condições de concretizar, evidentemente que isto vai levar a algumas negociações, nomeadamente tendo em conta que Portugal pertence ao espaço Schengen [espaço europeu de livre circulação] na União Europeia, mas acho que não há incompatibilidade”. ULCS está convicto que ” Seria muito bom na forma de concretizar aquilo que é a essência da CPLP, o espaço de facto dos povos unidos pela língua, por uma identidade formada durante séculos. Acho que vale a pena experimentar esta iniciativa, esta opção”

Na recente cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada na semana passada em Brasília, foi aprovada uma resolução específica sobre mobilidade, na qual os nove Estados-membros da CPLP se comprometeram a “instar os setores nacionais competentes ao aumento dos esforços de implementação dos compromissos assumidos nos acordos sobre a mobilidade”.

A proposta de mobilidade no espaço lusófono foi uma iniciativa de Portugal. O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou-se convicto de que a proposta portuguesa de mobilidade no espaço lusófono já será uma realidade quando Portugal assumir a secretária-executiva da comunidade, em 2019.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.