Facebook é o que melhor protege utilizadores de mensagens

31/10/2016 08:58 - Modificado em 31/10/2016 08:58
| Comentários fechados em Facebook é o que melhor protege utilizadores de mensagens

facebookOs serviços de mensagens instantâneas do Facebook são aqueles que melhor protegem os utilizadores, analisa a Amnistia Internacional. Snapchat, Microsoft e BlackBerry recebem nota negativa.

O Snapchat, a Microsoft, proprietária do Skype, e a BlackBerry, estão entre as empresas que adotam menos medidas de proteção para os seus utilizadores, de acordo com um relatório da Amnistia Internacional (AI). O WhatsApp e o Messenger, ambos do Facebook, pelo contrário, são aqueles que aparecem nos primeiros lugares da lista.

A AI analisou as medidas para proteção da privacidade dos utilizadores das aplicações de mensagens de 11 empresas de tecnologia. E concluiu que os serviços da empresa de Marck Zuckerberg, que estão no primeiro lugar, usam sistemas de encriptação “end-to-end”, em modo padrão e opcional. Apenas três das 11 companhias analisadas têm este tipo de encriptação, que a organização não-governamental acredita ser a medida básica e essencial para proteger a privacidade e a liberdade de expressão no espaço digital.

O segundo lugar é ocupado pelos serviços de mensagens instantâneas da Apple: Imessage e Facetime. Na terceira posição surge o Telegram Messenger, um serviço concorrente ao WhatsApp e ao Facebook Messenger. Os serviços da Google ocupam o quarto lugar.

“A realidade é que a nossa comunicação está sob constante ameaça de crimes cibernéticos e espionagem pelas autoridades estatais. Os jovens, aqueles que mais dados pessoais e fotografias partilham em aplicações como o Snapchat, estão especialmente em risco”, alertou o chefe da equipa de Tecnologia e Direitos Humanos da Amnistia, Sherif Elsayed-Ali.

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.