Presidente de Cabo Verde manifesta condolências após tragédia em Joanesburgo

1/09/2023 19:18 - Modificado em 1/09/2023 19:18


O Presidente da República expressou esta sexta-feira as suas mais profundas condolências ao Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e ao povo da África do Sul, após um devastador incêndio que irrompeu em um edifício no centro de Joanesburgo, resultando em mais de 70 mortes e dezenas de feridos, ontem 31 de agosto.

De acordo com nota da presidência, José Maria Neves, enviou uma carta ao seu homólogo sul-africano na qual expressou seu pesar pessoal e em nome do povo cabo-verdiano diante da terrível tragédia que assolou Joanesburgo.

Um incêndio devastador que eclodiu em um edifício no centro da cidade deixou mais de sete dezenas de vítimas fatais, incluindo crianças, além de ferir dezenas de pessoas.

“Neste momento de grande dor e de luto, expresso a Vossa Excelência, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, o nosso mais profundo pesar e sentidas condolências, extensivos às famílias das vítimas, bem como votos de rápida recuperação aos feridos,” afirmou o Chefe de Estado cabo-verdiano na carta.

Até o momento, os serviços de emergência da cidade sul-africana relatam que o número de vítimas fatais subiu para 73, e há 43 pessoas feridas em decorrência do incêndio que começou por volta da 1h30 da manhã de quinta-feira.

A maioria dos residentes no prédio afetado pertencia a estratos sociais desfavorecidos, e há suspeitas de que os apartamentos estivessem sendo alugados a grupos criminosos.

A polícia sul-africana anunciou a abertura de uma investigação minuciosa para determinar as causas do incêndio que ocorreu em um edifício de cinco andares, localizado no centro de Joanesburgo, que estava ocupado ilegalmente, apesar de oficialmente abandonado.

Elias Mawela, comissário da Polícia da província de Gauteng, onde Joanesburgo está situada, adiantou que unidades especializadas serão envolvidas na apuração das causas do incêndio.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.