Marcha Rosa: pelas que morreram, pelas que venceram, pelas que lutam contra o cancro da mama

31/10/2016 08:11 - Modificado em 31/10/2016 08:11

Na Caminhada pela Luta Contra o Cancro da Mama realizada este domingo pela Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro (LCCC), há pessoas que relembram e homenageiam uma amiga, uma mãe, uma prima ou uma avó que perderam devido à doença, mas também há mulheres que lutam contra o cancro da mama, assim como algumas que são o exemplo de quem venceu e hoje abraçam a causa para mostrarem que esta doença tem o rosto de alegria das que lutaram e conseguiram vencer o cancro da mama.

No Mindelo, em São Vicente, viram-se algumas pessoas com camisolas que não eram rosa, mas sim brancas e com a foto de uma mulher que o cancro da mama levou para longe de amigos e familiares. Estes não deixaram a heroína longe dessa luta que é homenageada todos os dias pela sua força e coragem que teve durante a doença, mas “na caminhada é o dia de mostrar que estarás sempre nos nossos corações”, diz uma mulher que perdeu uma amiga há 3 meses.

“Estou na caminhada porque apoio a causa e acredito que é necessário aderir. Todavia, gostava que houvesse mais pessoas. Está um bom número de pessoas, mas penso que poderia haver mais. Temos de pensar que o cancro da mama afecta a todos e que ninguém está seguro, por isso, devemos partilhar essa luta que amanhã pode ser de qualquer um”, diz Valéria. A mesma conta que “à minha prima de 42 anos foi-lhe diagnosticado um cancro da mama há dois anos e, graças a Deus, conseguiu vencer esta doença, mas não foi fácil e o medo de a perder foi enorme. Porém, graças à sua coragem, esteve em Portugal, longe da família mas conseguiu. Ficou sem uma mama, mas ela teve sempre com um sorriso até à sua reconstrução e hoje, é uma das mulheres que mais admiro na vida, porque aprendi que mesmo com o medo de morrer, ela mostrou que tinha mil motivos para sorrir e para lutar”.

Para além das ruas de São Vicente, as redes sociais encheram-se de rosa em prol da luta contra o cancro da mama. Muitos colocaram no perfil do Facebook uma fita rosa a demonstrar que estão a favor desta batalha que atinge as mulheres. Também se viram, este ano, muitas casas com faixas expostas a dizerem: “Nós apoiamos a luta contra o cancro da mama” tendo a mensagem sido acolhida com carinho pelos que caminhavam até à Laginha onde terminou a caminhada.

Fotos by Cesar Costa

laço rosa caminhada

  1. Gilda

    Gente de Soncent eh Ot Level Prop!!! Magnifico!!!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.