LCCC: “a maioria dos cancros de mama são detectados em estado muito avançado”

31/10/2016 07:40 - Modificado em 31/10/2016 08:09
| Comentários fechados em LCCC: “a maioria dos cancros de mama são detectados em estado muito avançado”

cesar-costa-1O mês de Outubro é dedicado à luta contra o cancro da mama e mais uma caminhada foi realizada pela Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro (LCCC), registando-se cada ano que passa um adesão  maior da comunidade à causa. 

No Mindelo, dezenas de pessoas caminharam este domingo pelas ruas da cidade a favor da prevenção, sendo a mensagem transmitida pela LCCC.

Na caminhada da luta contra o cancro da mama, nota-se que as mulheres são a maioria, mas também há homens e crianças que abraçam esta causa, “ a adesão tem aumentado de ano para ano”, diz a Dr.ª Emily à RCV. A mesma esclarece que há uma maior sensibilização visto que há mais casos registados em Cabo Verde. Porém, a batalha contra o cancro da mama passa pela prevenção e a detecção precoce. É este o segredo para que a cura seja um caso de sucesso, frisa a médica.

Todavia, alerta que “o cancro da mama é um problema de todos”, sendo este o lema da LCCC. Relativamente a esta doença, a especialista em Oncologia, Hirondina Spencer, revelou à Inforpress “que em Cabo Verde, além de mulheres, já tratou três casos de homens com esta patologia”. Logo, apela-se à prevenção para travar o cancro da mama uma vez que o “tratamento é importante. Todavia, chamamos a atenção para a parte da prevenção, pois é a mais barata. O tratamento é muito caro, e em Cabo Verde apesar de já estarmos a fazer a parte cirúrgica e a quimioterapia, ainda falta a radioterapia”, disse a médica. Esta explica que os casos que nos aparecem são na sua maioria já avançados e “que, apesar de muita informação sobre a matéria, as mulheres ainda têm medo de procurar um médico para falarem da sua suspeita”.

Foto by Cesar Costa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.