Porto Novo: CMPN deve cerca de 2 mil contos a condutores de transporte escolar

25/10/2016 07:58 - Modificado em 25/10/2016 07:58
| Comentários fechados em Porto Novo: CMPN deve cerca de 2 mil contos a condutores de transporte escolar

escudo cvCondutores que operam no transporte de estudantes do Ensino Secundário no Concelho do Porto Novo, em Santo Antão, reclamam da Câmara dívidas acumuladas nos últimos anos no montante de cerca de dois mil contos.

Os condutores têm ameaçado constantemente, suspender o transporte dos estudantes devido à “não assunção”, por parte da Câmara Municipal do Porto Novo, dos compromissos assumidos com esses operadores.

No arranque do ano lectivo, em Setembro, os condutores tinham ameaçado não retomar o transporte dos alunos enquanto a dívida não fosse paga mas, a pedido da nova equipa camarária, abdicaram da decisão com a condição de que as dívidas seriam regularizadas “o quanto antes possível”.

Além da autarquia que confirmou a existência dessas dívidas, o transporte escolar no Concelho do Porto Novo é assegurado ainda pela Fundação de Acção Social e Escolar (FICASE), pelo Conselho Regional de Parceiros de Santo Antão (CRP-SA), pela organização não-governamental Bornefonden, além dos pais e encarregados de educação.

O CRP-SA, entidade que gere os fundos disponibilizados no âmbito do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza (PNLP) deve, este ano lectivo, apoiar mais de três mil estudantes do Ensino Secundário em toda a ilha Santo Antão.

O CRP-SA garantiu à Inforpress que, à semelhança do ano passado, o transporte escolar vai ser assegurado este ano lectivo no quadro do programa Oportunidades (uma componente do PNLP) que, para o efeito, vai disponibilizar um montante de três mil contos.  

Com esse montante, o CRP-SA vai assegurar ainda o apoio aos estudantes dos lares de estudantes do Porto Novo e Ribeira Grande.

Esses apoios que contemplam alunos oriundos de famílias pobres e com dificuldades de acesso ao Ensino Secundário, têm como propósito combater o abandono e insucesso escolares em Santo Antão.

 

 Inforpress

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.