Comemorações do Dia do Desporto Cabo-verdiano

24/10/2016 08:00 - Modificado em 24/10/2016 08:00
| Comentários fechados em Comemorações do Dia do Desporto Cabo-verdiano

desportoAssinala-se a 13 de Novembro o Dia do Desporto Cabo-verdiano (DDC), este ano sob o lema «Mais Olimpismo por uma nova pedagogia do Desporto Cabo-verdiano».

“O Ministério do Desporto, através da Direcção Geral dos Desportos, promove uma série de actividades para marcar esta efeméride e, num ano olímpico é mister celebrar e promover o espírito e valores olímpicos, que extrapolam a esfera desportiva”, diz comunicado.

Com isso, pretende-se afirmar, definitivamente, o desporto como um importante factor de desenvolvimento e harmonia na linha do que um dia sublinhou Nelson Mandela no seu famoso discurso «O poder do desporto».

O calendário das comemorações engloba um vasto leque de actividades com abrangência nacional, em parceria com as federações e associações locais, incluindo torneios em diversas modalidades desportivas tanto na categoria olímpica como Paralímpico, durante quase 40 dias, que iniciaram em São Vicente na sexta passada, na praia da Laginha, com a primeira etapa de um torneio de voleibol e andebol de praia e natação, ao nível escolar.

Nos dias 19 e 26 a 27 de Novembro, na cidade da Praia e no Tarrafal de Santiago, respectivamente, acontecem a segunda e terceira etapas deste torneio.

De realçar também a reactivação, do Conselho Nacional do Desporto, entre os dias 29 e 30 de Outubro, na cidade da Praia. O objectivo principal é discutir e socializar propostas de política e acção desportiva para o país nos próximos anos.

A DGD promove ainda formações técnicas em Taekwondo e futebol, cuja finalidade é ajudar na promoção da cidadania e na consciencialização dos jovens para males como o abandono escolar, o alcoolismo e drogas e que afectam a nossa sociedade.

No dia 02 de Dezembro, Tarrafal de Santiago será palco da Gala do Desporto 2016, em reconhecimento aos dois atletas Paralímpicos cabo-verdianos, Gracelino Barbosa e Márcio Fernandes, ambos naturais de Tarrafal e que irá homenagear todos os atletas que se destacaram este ano, assim como do campeonato nacional de desporto adaptado.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.