OGE: Governo propõe aumento do IVA para reconstrução de Santo Antão

21/10/2016 08:04 - Modificado em 21/10/2016 08:04

OLAVO-CORREIAO Governo tinha prometido verbas para a reconstrução das zonas da ilha de Santo Antão afectadas pelas chuvas de Setembro. Só não tinha dito que pretendia ir buscar essas verbas no contribuinte, através do aumento dos impostos. Decidiu aumentar o IVA em 0,5% para financiar a referida reconstrução, uma medida a que o Governo do PAICV tinha lançado mãos para financiar a reconstrução da ilha do Fogo, na sequência da erupção vulcânica de 2014.

 

Esta proposta consta do Orçamento do Estado (OE) para 2017 que prevê um aumento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) em 0,5%. O Ministro das Finanças disse que “é importante que possamos mobilizar recursos para financiar essas necessidades em termos de reconstrução, por isso, estamos a solicitar o engajamento de todos os cabo-verdianos com uma sobretaxa do IVA em 0,5% apenas para que este programa seja financiado”.

O aumento do IVA em 0,5% irá vigorar por um ano e o Estado deverá arrecadar cerca de 400 mil contos que serão canalizados directamente para as obras em Santo Antão. Este aumento não vai abranger a electricidade e a água e os pacotes turísticos negociados antes da entrada em vigor do OE.

 

 

 

 

 

  1. Nhô Jon

    Guverne de PAICV pô IVA más mei por cente por cima pa rasolvê prublema de Chã das Caldeiras. MPD sei de cabesa ta dezé ma PAICV tava ta mete dede na bolse de pove. Agora governe de MPD ta pô, tanbé, IVA más mei por cente por cima pa rasolvê prublema Santo Antão. Má se ês coza for “copy and paste” … nô ti ta ben ten “BATE BOCA NO SALÃO”.

  2. Malaguitinha

    Como é fácil governar em Cabo Verde !!! Qualquer verba que o governo precisar, é só ir aos bolsos dos contribuintes, tão simples como isso…!!!
    Todas as coisas erradas que o MPD criticava quando o PAICV era governo, estão a ser copiadas e implementadas sem qualquer hesitação.
    Depois estranham a elevada percentagem de abstenção nas eleições.

  3. igual

    ess cosa e copi cola.

  4. lingua portuguesa

    “solicitar” é sinonimo de “obrigar” ??

  5. Até quando .......

    Na ausencia de inspiração para criar/atrair investidores estrangeiros, ou soluções estrategicas que proporcionariam uma entrada de divisas/capital no país para colmatar esta necessidade, recorre-se sempre ao sufoco do povo face aos sucessivos aumentos dos impostos. Tal e qual o governo português. Vamos ver é até quando o povo vai aceitar ser explorado, sufocado e mais por esta cambada de politicos da treta que em nada conseguem inovar ou criar estruturas capazes de resolver os problemas do país sem recorrer aos aumentos dos impostos. Entra ano sai ano, é tudo a mesma coisa, são todas os mesmos. Verdade seja dita e em bom criolo, NOS POLITICO E TUT UNS LOFA. Te ne altura de bzot presta atenção ne jovens caboverdeanos, formados e a exercer actividades laborais, porque es velhos politicos ja ca tem mas ideia, hora de reestruturação. Nem sempre idade e experiencia cond te falta ideias e inspirações. Bzot po vergonha na cara bzot da lugares a outros mais inteligentes em vez de bzot estot la te maltrata povo porque ja no tma tont pancada k ja ca tem nem onde tma mas.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.