Jorge Carlos Fonseca­: “O Presidente da República de todos os cabo-verdianos”

21/10/2016 08:01 - Modificado em 21/10/2016 08:01
| Comentários fechados em Jorge Carlos Fonseca­: “O Presidente da República de todos os cabo-verdianos”

jcfDurante o juramento do Presidente reeleito, Jorge Carlos Fonseca reafirmou o compromisso de continuar a ser sempre “O Presidente da República de todos os cabo-verdianos”.

 

Para reforçar o seu juramento, o Presidente agradece a confiança dos eleitores e sublinha “ainda que de certa forma, trata-se da continuidade de um processo iniciado há cerca de cinco anos vivificado em permanência pela relação aberta que junto construímos. Não duvido que a forma muito expressiva através da qual esta renovada confiança foi manifestada, traduz também a expectativa do esforço para alcançar os grandes desígnios nacionais que será e deverá ser ainda maior”.

Jorge Carlos Fonseca é o 4º Presidente da República de Cabo Verde, ao ser eleito a 02 de Outubro com maioria absoluta. A cerimónia da investidura do Presidente da República teve lugar esta quinta-feira, 20 na presença de vários Chefes de Estado, Membros de Governo, Representantes Partidários e de Organismos Internacionais. O acto aconteceu no largo da Biblioteca Nacional. Jorge Carlos Fonseca foi eleito a 02 de Outubro com 73,99% dos votos expressos pelos cabo-verdianos

Com o lema “O Presidente sempre com as pessoas”, Jorge Carlos Fonseca em jeito de agradecimento, reforçou o compromisso de ser “O Presidente da República de todos os cabo-verdianos”.

Um dos objetivos de Jorge Carlos Fonseca é dar o seu contributo com espírito de diálogo, com independência e respeito institucionais, «para o crescimento da economia de forma sustentada, duradoura e inclusiva».

O Presidente reitera que “ainda que de certa forma, trata-se da continuidade de um processo iniciado há cerca de cinco anos vivificado em permanência pela relação aberta que junto construímos. Não duvido que a forma muito expressiva através da qual esta renovada confiança foi manifestada, traduz também a expectativa e o esforço para alcançar os grandes desígnios nacionais será e deverá ser ainda maior”.

Jorge Carlos Fonseca nasceu a 20 de Outubro de 1950, no Mindelo. É casado e pai de 3 filhas. É Mestre em Direito (Ciências Jurídicas), pela Faculdade de Direito de Lisboa. Investigador no Instituto Max-Planck para o Direito Penal Estrangeiro e Internacional, em Freiburg, Alemanha.

Cursou a pós-graduação em Ciências Jurídicas nas disciplinas de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Constitucional, na Faculdade de Direito de Lisboa (1981 e 1982), com Distinção. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1980), com a classificação final de Bom. Fez os estudos primários e secundários em Cabo Verde, concluídos com distinção.

Foi candidato a Presidente da República nas eleições de 2001. Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde (de 26 de Janeiro de 1991 a 17 de Março de 1993). Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros (1977 – 1979) e Director-geral da Emigração e Serviços Consulares do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde (1975 – 1977).

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.