EXPOMAR: as promessas e esperanças de sempre

21/10/2016 07:58 - Modificado em 21/10/2016 07:58

expomarEnquadrada na semana do mar que decorre em Mindelo arrancou a Expomar, pelo terceiro ano consecutivo sob o lema, “nôs mar, nôs riqueza”. E o PCA da Enapor, Carlitos Fortes, não tem duvida que o mar é a maior riqueza do país. E defende que todo este recurso, o mar, “exige políticas claras para a exploração economia, a sua soberania, bem como um melhor policiamento”.

 

Carlitos que foi o primeiro a discursar durante a abertura do evento defendendo que no contexto atual três desafios emergem: melhorar a organização, contribuir para o desenvolvimento e a intensificação da atividade empresarial ligada ao mar, e assegurar a divulgação do conhecimento útil e indispensável a sua exploração”.

O Presidente da CMSV, Augusto Neves, na sua intervenção defendeu melhores politicas, isto quando São Vicente é visto como o epicentro da economia do mar planejada pelo Governo. “O mar é a peça chave na modernização e desenvolvimento do país, e o homem cabo-verdiano tem sabido e deve saber aproveita-la”.

O Ministro da Economia devido a problemas de agenda não conseguiu estar na abertura oficial, e Carlos Évora, assessor, esteve em representação do Governo. E enalteceu a profunda relação do país com o mar. “O governo traçou uma meta, e apostou no mar como um dos principais e relevantes sector para o crescimento da economia do país, logo atrás ao turismo. Para cumprir estas expectativas convém traçar estratégias a médio e longo prazo dirigidas prospecção de recursos sustentados no conhecimento científico e tecnológico para contribuir para um sector forte”.

E no momento o representante do Governo afirma que será necessário melhorar as infraestruturas ligadas ao sector como os portos. E neste particular São Vicente ganha algum destaque. “Convém frisar a firme aposta na transformação do porto do Mindelo, a médio prazo, num dos mais importantes portos de pescado do Atlântico”. Acrescenta que  o bunkering e transbordo como domínios estratégicos que complementem e sirvam de alavanca para o desenvolvimento económico do país, a qual também junta o turismo de cruzeiro.

Durante os dois próximos dias a feira vai estar aberta a visitantes. Espera-se a visita de cerca de três mil.

 

 

  1. Carlos

    SOMENTE PESSOAS QUE NÃO SABEM NADA Á FRENTE DE INSTITUIÇÕES IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. POR ISSO É QUE NUNCA IREMOS AVANÇAR NA VIDA. QUEM É CARLITOS? QUEM É CARLOS ÉVORA? COITADO DO ANTÓNIO CRUZ PRESIDENTE DA AGENCIA MARÍTIMA, ELE É UM BASBACA, DEIXA TODO MUNDO MANDAR NELE E ELE QUER MANDAR NOS FUNCIONÁRIOS DA AGENCIA MARÍTIMA. ENGORDA E APARECE TOY CRUZ.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.