JCF regressa para cumprir último mandato como PR

13/10/2016 08:32 - Modificado em 13/10/2016 08:32
| Comentários fechados em JCF regressa para cumprir último mandato como PR

jcfApós dois meses e meio de suspensão do mandato, o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, reassumiu funções para cumprir o seu último mandato à frente da presidência da República. JCF regressa após uma vitória clara, mas ensombrada pela abstenção. O que não lhe retira a legitimidade, como defendem analistas do PAICV , mas que da motivos para continuar a fazer uma presidência junto das pessoas  como defendem aqueles que lhe são próximos.

 

O PR reeleito minimizou a alta taxa de abstenção, 63%, a mais alta registada em Cabo Verde, na sua declaração de vitória. Resta saber se vai levar isso em conta na sua “presidência junto das pessoas “ vai contar com os que não votaram  ou apenas com os que  votaram atirando esta polémica sobre a taxa da abstenção  para o caixote  do lixo da história.

O Presidente da República reassumiu funções no mesmo dia em que foram publicados, no Boletim Oficial, os resultados oficiais das eleições presidenciais de 02 de Outubro onde Jorge Carlos Fonseca venceu com 74,09% dos votos (93.010 votos).

O reitor da Universidade do Mindelo, Albertino Graça, conquistou 22,51% (28.256 votos) e o combatente da liberdade Joaquim Monteiro 3,41% (4.278 votos).

As eleições ficaram marcadas pela maior abstenção na história das eleições democráticas no país, com 61% dos eleitores a nível nacional a não irem às urnas.

Nos círculos do estrangeiro, a abstenção atingiu os 85,3%.

A tomada de posse de Jorge Carlos Fonseca para o seu segundo mandato está agendada para 20 de Outubro, dia do seu 66.º aniversário, na cidade da Praia.

Para a tomada de posse foram convidados os chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, da Guiné-Bissau, Mário Vaz e de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, mas a Presidência cabo-verdiana não confirmou ainda a sua presença na cerimónia que decorrerá no largo da Biblioteca Nacional, junto ao memorial Amílcar Cabral.

Jorge Carlos Fonseca, eleito com o apoio do partido no governo (Movimento para a Democracia-MpD) é o quarto Presidente da República de Cabo Verde, sucedendo a Aristides Pereira (Partido Africano da Independência de Cabo Verde-PAICV), Mascarenhas Monteiro (MpD) e Pedro Pires (PAICV).

Fonte: Lusa

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.