Professores debatem sobre “A importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”

6/10/2016 08:04 - Modificado em 6/10/2016 08:04
| Comentários fechados em Professores debatem sobre “A importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”

professorO Dia Internacional do Professor levou vários professores a reunirem-se esta quarta-feira, 05, na cidade da Praia onde reflectiram sobre o tema “A importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”. O encontro foi promovido pela Associação para a Promoção do Património Educacional e o Ministério da Educação na Praia.

 

No dia 05 de Outubro assinala-se o Dia Internacional do Professor. Embora a SINDEP acredite não ter motivos para comemorar a data devido aos problemas pendentes, o Presidente da Federação Cabo-verdiana dos Professores considera que “o professor cabo-verdiano é um profissional desmotivado e descontente”.

Contudo, vários docentes da cidade da Praia participaram para reflectir sobre “A importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”. O encontro que aconteceu no auditório da reitoria da Uni-Cv, contou com a presença de vários professores do Ensino Básico, Secundário e Universitário.

Clara Marques, Presidente da Associação para a Promoção do Património Educacional, desafia os professores a fazerem os seus trabalhos com empenho, paixão e alegria.

Nicolau Furtado avança que a situação dos professores não foi resolvida conforme prometido pelo Governo durante a campanha pois, “vários contratos foram rescindidos, enquanto que outros foram perseguidos e transferidos de forma arbitrária”. O mesmo afirma que o Governo colocou parte dos professores no desemprego, agindo de forma contrária aos objectivos defendidos durante a campanha.

Furtado, que diz estar a aguardar um encontro com a Ministra de Educação Maritza Rosabal, promete não baixar os braços para o bem da classe dos professores.

O Dia do Professor foi criado em 1947, com o intuito de conceber um dia livre para que os professores descansassem e organizassem eventos de comemoração numa pequena escola em São Paulo.

A data tornou-se num sucesso e atingiu outras escolas, logo, em 14 de Outubro de 1963. O dia foi decretado como sendo um feriado escolar em todo o País. Segundo o decreto, esta data seria reservada para que fossem feitas homenagens a todos estes profissionais.

O Dia do Professor é comemorado em 15 de Outubro em todo o Brasil e, neste dia, as escolas não costumam ter aulas.

 

O dia foi comemorado na Cidade da Praia com um momento para a reflexão sobre o tema “A importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”.

Trata-se de uma parceria entre a ASPPEC e a Delegação do Ministério da Educação do Concelho da Praia.

O objectivo deste evento, que terá lugar no auditório da reitoria da Uni-Cv no Plateau, é o de assinalar a data e homenagear todos os professores.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.