ASA esclarece

29/09/2016 08:17 - Modificado em 29/09/2016 08:17
| Comentários fechados em ASA esclarece

imagem de estrutura da ASAAssunto: Resposta da ASA às notícias veiculadas na comunicação social e nas redes sociais referente ao incêndio ocorrido em Santa Maria no restaurante Atlantis

 

Em resposta à notícia divulgada no jornal online Noticia do Norte, atribuindo responsabilidade à ASA, pelo atendimento tardio ao incêndio que aconteceu em Santa Maria, no restaurante Atlântis, temos a informar, a título de esclarecimento, o seguinte:

– O principal objetivo dos Bombeiros Aeronáuticos (ASA) é salvar vidas na eventualidade de um incidente ou acidente no ambiente aeroportuário;

– A ASA na qualidade de membro do Centro Municipal da Proteção Civil, só deve agir quando solicitado por esta instituição, mediante coordenação prévia;

– À Proteção Civil compete a coordenação do processo de resposta às emergências municipais, solicitando apoios complementares à ASA, quando necessário;

– Neste caso em concreto, do incêndio no restaurante Atlantis, a ASA foi contatada pela Proteção Civil, tendo respondido prontamente, disponibilizando os meios humanos e materiais necessários e, permanecendo no local até o momento da extinção do incendio, ao mesmo tempo que assegurava os níveis de proteção necessários para garantir a continuidade das operações aéreas que decorriam no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral.

Para salientar que, no momento da solicitação estavam a decorrer as atividade de embarque e reabastecimento referentes ao voo da TAP.

– A ASA ciente das limitações da ilha em matéria de proteção civil e, no quadro da sua política de responsabilidade social, assinou um Protocolo de Cooperação com a Proteção Civil, no passado mês de Junho, que prevê vários níveis de apoios, nomeadamente, a cedência de equipamentos de extinção e salvamento, capacitação dos bombeiros municipais e reorganização de processo e métodos de resposta, pautando sempre por uma parceria forte com a Proteção Civil no sentido de apoiar na mobilização de meios e capacidade de resposta em prol do bem-estar nacional.

É neste quadro que, a ASA mantém firme o seu compromisso com as situações de emergência que acontecem na ilha, sem descurar as suas responsabilidades no domínio aeronáutico.

ASA,SA, 27 de Setembro de 2016

O Gabinete de Comunicação e Marketing Institucional

/Janine Cabral/

Nota da redacção – este esclarecimento não esclarece nada que este online tenha publicado. Não atribuímos a responsabilidade a ASA em nada. Apenas constatamos através das declarações de um investidor que “Existem os bombeiros da ASA mas, para saírem do aeroporto, é muita burocracia. Têm de ser autorizados pela administração”. Este facto não é desmentido e por isso voltamos a perguntar: os bombeiros da ASA saem para combater incêndios fora do espaço da ASA sem autorização da administração­? Se isso é verdade, esse processo que “Patone” chama de burocracia não atrasa a chegada dos vossos bombeiros ao local do incêndio? ASA tenta se desculpar de uma culpa que não tem e estamos de acordo que esse corpo de bombeiros deve ser exclusivo do aeroporto internacional e não deveria ser deslocado para outras acções.

A culpa cabe ao Governo  que deve dotar Santa Maria de um corpo de bombeiros, os investimentos ai existentes não justificam?

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.