Comunidade de Safende recebe Feira de Saúde

26/09/2016 08:30 - Modificado em 26/09/2016 08:30
| Comentários fechados em Comunidade de Safende recebe Feira de Saúde

safendeO recém-criado Movimento de Emancipação e Empoderamento Comunitário “Safendetudora” promoveu na manhã de sábado, 24, na Escola de Safende uma Feira de Saúde. Os objectivos da iniciativa, segundo Lourdes Semedo, elemento da organização, são aproximar os médicos à comunidade, incentivando as pessoas a procurarem mais os estabelecimentos de saúde para fazerem a despistagem do HIV, da hipertensão, da diabete.

Sendo a comunidade de Safende uma zona com elevada taxa de pessoas diabéticas e hipertensas, pacientes que não controlam a doença de forma frequente, tornou-se necessário aproximar mais os médicos no sentido de levar as pessoas a tomarem consciência da importância de cuidarem da própria saúde.

Lourdes Semedo, elemento da organização, acredita que é preciso incutir nos jovens o senso de responsabilidade de fazer a prevenção, que é uma das formas mais eficazes de controlar a saúde. Apesar de notar grande volume de informações em relação às doenças, há dificuldades no acesso à saúde, isto devido às condições financeiras.

Maria Semedo, uma das beneficiárias, diz ter saído satisfeita, pois foi muito bem atendida pelo médico, contudo, foi-lhe diagnosticada uma queda de pressão, mas promete que vai tratar do seu problema.

Samira que acompanhava a mãe já idosa diz que muitas vezes descuidam da saúde, mas acredita que os problemas poderiam ser reduzidos se a comunidade beneficiasse de um centro de saúde. “Nem sempre há dinheiro para deslocações, temos muitos idosos, por isso, gostaria de ter um centro de saúde porque faz muita falta na zona”.

Sob o lema “Ser feliz! Ami, abo, nos tudo é Safendetudora”, os membros acreditam que o movimento “é algo que envolve todos os que um dia passaram ou conheceram o amado bairro. Diz respeito ainda àqueles que nasceram em Safende, àqueles que escolheram o bairro para viver e também àqueles que estão fora mas que são Safendetudora”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.