Forças Armadas realizam cerimónia do Dia dos Visitantes Ilustres

21/09/2016 08:13 - Modificado em 21/09/2016 08:13
| Comentários fechados em Forças Armadas realizam cerimónia do Dia dos Visitantes Ilustres

forças armadasNo âmbito do Exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, FELINO 2016, as Forças Armadas de Cabo Verde realizaram na manhã desta terça-feira 20, no Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, a cerimónia dos Visitantes Ilustres, na presença de figuras como o Major-Brigadeiro Hudson Costa Potiguara e o General de Brigada José Eduardo Ferreira que se encontram de visita ao País desde o dia 13 de Setembro. A visita decorre até ao dia 23, data em que se realiza o acto de encerramento.

 

O Exercício FELINO 2016 envolve militares de todos os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A actividade de capacitação dos militares da CPLP em missões de apoio à paz e de ajuda humanitária a nível operacional e táctico decorre desde o dia 12 de Setembro e deverá terminar no dia 23 de Setembro.

Na sequência dessas actividades, realizou-se no Edifício do Estado-Maior das Forças Armadas, a cerimónia dos Visitantes Ilustres. No dia 23 de Setembro acontece a cerimónia de encerramento.

Durante este período, 90 militares de nove países da CPLP foram confrontados com situações simuladas de incidentes para testar a capacidade de reacção das diversas forças. O exercício tem como finalidade preparar uma força conjunta da CPLP, optimizando a sua capacidade de intervenção em missões humanitárias e de paz e decorre no formato carta e antecede o exercício com forças no terreno agendado para o próximo ano no Brasil.

A operação FELINO mostra-se importante para fortalecer as relações entre os militares de todos os Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, uma mais-valia na defesa da soberania e integridade territorial.

Segundo Hudson Costa Potiguara, a operação propiciou trocas de experiências e conhecimentos no domínio militar entre os dois países. O Major-Brigadeiro acredita que “por detrás de uma operação como essa, conhecemo-nos melhor e tratamos das nossas dificuldades e facilidades”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2017: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.