Cimeira da CPLP em São Tomé e Príncipe coloca juventude e sustentabilidade em destaque

27/08/2023 17:22 - Modificado em 27/08/2023 17:22


A Cimeira dos Chefes de Estado e do governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) teve início em São Tomé e Príncipe, e contou com a presença do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e o Presidente da República, José Maria Neves. O encontro destaca o tema central da juventude e sustentabilidade, enfatizando os desafios enfrentados pelos jovens nos países lusófonos.

São Tomé e Príncipe se tornou o epicentro das discussões entre os líderes dos nove estados membros da CPLP, marcando o início da 14ª Conferência dos Chefes de Estado e do governo.

A reunião, realizada a portas fechadas, reuniu sete presidentes da República e três primeiros-ministros.

O ponto central das discussões é o lema “Juventude e Sustentabilidade”, que reflete a urgência de lidar com os desafios que os jovens dos países de expressão portuguesa enfrentam. O Presidente da República, José Maria Neves, expressou a importância deste tema em uma coletiva de imprensa durante o evento.

Neves afirmou que a conferência coloca um foco essencial na “criação de oportunidades e esperança” para a juventude lusófona, visando um crescimento inclusivo e ambientalmente sustentável para garantir um futuro digno às gerações vindouras.

“O próprio lema, ‘Juventude e Sustentabilidade’, sintetiza nossa responsabilidade de superar desafios relacionados à pobreza, desigualdades, exclusão social e falta de oportunidades de emprego para os jovens. Precisamos criar condições que garantam um desenvolvimento duradouro e uma qualidade de vida digna para as futuras gerações”, destacou o Presidente Neves.

A Presidência de São Tomé e Príncipe, que assume a liderança rotativa da CPLP, concentra-se na juventude e no desenvolvimento sustentável como pilares fundamentais. O presidente da República, Carlos Vila Nova, reforçou essa perspectiva em seu discurso de abertura, enfatizando a importância de abordar questões como educação, saúde, formação profissional, inovação e empreendedorismo para enfrentar os desafios socioeconômicos de maneira sustentável.

A conferência também marca a entrada do Paraguai como membro observador na Comunidade.

No discurso de abertura, o Presidente Carlos Vila Nova ressaltou a necessidade de cooperar em uma conjuntura mundial em evolução, mencionando particularmente os desafios das mudanças climáticas, que afetam de maneira significativa os países arquipelágicos como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

A 14ª Conferência dos Chefes de Estado e do governo da CPLP promete abordar questões fundamentais para o desenvolvimento e a sustentabilidade dos países membros, com a juventude como peça-chave nessa busca por um futuro melhor e mais resiliente.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.