Santiago: A chuva trouxe esperança aos homens e mulheres do campo

15/09/2016 08:00 - Modificado em 15/09/2016 08:00
| Comentários fechados em Santiago: A chuva trouxe esperança aos homens e mulheres do campo

Chuva-Ano-agricolaA chuva falou mantenha ao povo das ilhas trazendo alento e esperança aos camponeses que se mostravam pouco esperançosos num bom ano agrícola. As ruas estão inundadas, os campos estão molhados. Os agricultores e criadores de gado estão expectantes e mantêm viva as suas esperanças.

Um pouco por todo o País, as ruas estão alagadas. No interior da ilha de Santiago as cinco barragens e os campos estão sorrindo com as mantenhas da chuva. Os agricultores e criadores de gado estão felizes e agradecendo a Deus por essas chuvas que vêm caindo na esperança que o sofrimento do gado e das plantações esteja acabando, isto porque além da falta de chuva existe escassez de pasto.

Apesar do atraso na caída das chuvas, os homens do campo entrevistados pelo NN dizem-se confiantes em Deus, esperançosos num bom ano agrícola. Com a escassez da água nas zonas rurais, até para o consumo humano, a chegada da chuva é uma bênção. Nalgumas localidades onde a chuva não caía com intensidade há cerca de três meses, agora a situação começa a mudar.

Segundo a agricultora Maria de Lourdes, residente em Santa Cruz, as sementes foram lançadas desde o mês de Julho e a esperança na chuva era muito fraca, mas “Deus olhou o nosso esforço e mandou-nos a chuva para nos trazer alento”.

Já Marcelino Morais criador de gado adiantou que tencionava vender algumas cabeças, porque faltava pasto para alimentar os animais. “Sem água não podemos fazer nada, nem sempre conseguimos comprar ração, por isso, contamos com a ajuda da natureza para produzir pasto suficiente para poder manter o nosso sustento”.

 

Com estas precipitações, renova-se a esperança dos agricultores quanto a uma boa colheita e pastos para os animais. A boa nova também se fez sentir noutros pontos do País. Nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau, Fogo e Brava, os agricultores mostram-se satisfeitos ao receberem a caída das precipitações.

 

Para satisfação dos homens do campo, o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê mais precipitações nos próximos dias, principalmente na região de Sotavento.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.