Gravidez precoce a abandono escolar preocupa Delegação Escolar da Praia

9/09/2016 09:26 - Modificado em 9/09/2016 09:26

escolaA Delegação Escolar da Praia prepara um plano de orientação para os alunos, com o fim de debelar situações que possam prejudicar o aproveitamento dos alunos. A medida tem a ver com a alta taxa de abandono escolar e o aumento da gravidez precoce nas escolas. O Delegado Escolar, Adriano Fernandes, afirma que a situação é preocupante, por isso, a instituição pretende fazer um trabalho de orientação envolvendo e aproveitando os recursos como psicólogos, sociólogos, pedagogos, promovendo acções de cidadania, levar mais informações e maior dinâmica às escolas como forma dos alunos se sentirem mais acolhidos.

 

Os adolescentes têm iniciado cada vez mais cedo a própria vida sexual. Uma situação que tem aumentado os índices de gravidez na adolescência com uma consequente alta taxa de abandono escolar. Para além das tentativas para suprir o problema, as medidas tomadas pela sociedade, escolas e Ministério da Educação não se têm mostrado suficientes para resolver a situação. Este flagelo regista-se um pouco por todo o País.

Na ilha de Santiago, a taxa de abandono escolar do Ensino Secundário tende a aumentar. O Delegado Escolar na cidade da Praia diz-se preocupado com a situação. Segundo Adriano Fernandes, o objectivo é criar estratégias para melhorar e orientar o conhecimento dos alunos a fim de os consciencializar e reduzir as taxas de gravidez na adolescência e o abandono escolar.

Adriano Fernandes avançou que a Delegação pretende realizar um trabalho de orientação aproveitando “todos os nossos recursos em termos de psicólogos, sociólogos, pedagogos que também temos a nível da Educação para que, juntamente com as escolas, possamos orientar melhor os nossos alunos”.

Promover acções nas escolas no âmbito da cidadania, juntamente com os profissionais da saúde para levar mais informações às escolas. Em relação ao abandono escolar, a Delegação pretende promover mais espaços nas escolas, sobretudo, no campo do desporto e da música de modo que os alunos se sintam mais acolhidos e passem mais tempo nas escolas.

  1. Francisco Andrade

    e as outras delegações?????
    nao se preocupam

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.