Santo Antão: Camponeses contentes com a chuva

3/09/2016 11:20 - Modificado em 3/09/2016 11:20
| Comentários fechados em Santo Antão: Camponeses contentes com a chuva

PortoNovoChove, desde esta sexta-feira, no Porto Novo, em Santo Antão, para a alegria dos camponeses, que vinham já manifestando alguma preocupação face à demora na queda de precipitações neste concelho.

Na cidade do Porto Novo, choveu esta madrugada, mas, em várias localidades do interior do município, as chuvas falam mantenha desde esta sexta-feira à tarde, para o regozijo dos homens do campo, que não escondia a aflição pela demora na queda de chuvas.

Camponeses do Planalto Norte confirmam que caíram as primeiras chuvas nessa localidade, onde, além da falta de água, os criadores de gado estavam ansiosos devido à falta de pasto para os seus animais.

No Planalto Leste, em Ribeira das Pastas, Alto Mira, Ribeira dos Bodes, Jorge Luís e em outras zonas do interior do Porto Novo, os agricultares manifestam-se “animados” com a queda das primeiras precipitações e se preparam para as primeiras sementeiras.

O tempo continua cinzento e a prometer mais chuvas ao longo deste sábado.

Entretanto, a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), no Porto Novo tem estado a preparar o ano agrícola, dando a atenção à problemática das pragas, sobretudo no Planalto Norte.

A delegação do MAA já colocou à disposição os iscos para o combate às pragas, nomeadamente de gafanhotos, que tem sido um problema todos os anos, sobretudo na zona Norte do concelho.

O apoio aos agricultores com sementes (milho e feijão) constitui outra acção já desencadeada pelo MAA, no âmbito dos preparativos do ano agrícola no Porto Novo.

A nível de regadio, a delegação do MAA no Porto Novo informou que agricultores de alguns vales vão ser apoiados com semente para a horticultura e com plantas fruteiras, no quadro de um projecto financiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

 

INFORPRESS

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.