Planeta habitável é descoberto em sistema solar vizinho

25/08/2016 09:00 - Modificado em 25/08/2016 09:00
| Comentários fechados em Planeta habitável é descoberto em sistema solar vizinho

planetaCientistas anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um planeta habitável orbitando a estrela mais próxima do Sol, abrindo a tentadora perspectiva de uma exploração futura com sondas espaciais robóticas.

O recém-batizado “Proxima b” tem aproximadamente a mesma massa da Terra e está em uma zona temperada compatível com a presença de água em estado líquido, um ingrediente-chave para a vida.

Os resultados, baseados em dados recolhidos ao longo de 16 anos, foram relatados na revista científica Nature.

“Finalmente, conseguimos mostrar que um planeta com pouca massa, provavelmente rochoso, está orbitando a estrela mais próxima do nosso sistema solar”, declarou Julien Morin, um astrofísico da Universidade de Montpellier, no sul da França, e coautor do estudo.

“‘Proxima b’ provavelmente será o primeiro exoplaneta visitado por uma sonda feita por seres humanos”, disse à AFP.

Um exoplaneta é qualquer planeta localizado fora do nosso Sistema Solar.

A apenas quatro anos-luz do Sistema Solar, “Proxima b” tem uma massa de 1,3 em relação à da Terra e orbita a cerca de sete milhões de quilômetros de sua estrela.

Um planeta tão próximo do nosso Sol – 21 vezes mais próximo que a Terra, oito vezes mais próximo do que Mercúrio – deveria ser uma inabitável bola incandescente de fogo.

Assim como a Lua em relação à Terra, “Proxima b” tem uma “trava gravitacional”, com uma face sempre exposta a sua estrela e a outra perpetuamente na sombra.

Fonte: exame.abril.com.br

© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.