Gilberto Silva: “até ao mês de Outubro haverá precipitações significativas”

24/08/2016 08:47 - Modificado em 24/08/2016 08:47

gilberto silvaO Ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva garante que até ao mês de Outubro haverá precipitações significativas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG).

Segundo este governante, a previsão é que este será um ano positivo do ponto de vista pluviométrico (o índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período).

Recorda que no mês de Julho não costuma chover, em Agosto chove pouco e Setembro, naturalmente, é o mês que garante melhor o ano agrícola, com alguma continuidade no mês de Outubro, que segundo esclarece, chove menos que em Setembro, “mas devo dizer que nos últimos anos temos tido ocorrências de chuva, episódios pluviométricos importantes no mês de Outubro que podem, no entanto, contribuir não só para a produção agrícola mas, sobretudo, para a recarga dos lençóis freáticos e disponibilidade de água para a agricultura”.

Em relação às pragas, Gilberto Silva disse que podem constituir um grande adversário dos próprios agricultores. “Podemos perder entre trinta por cento ou mais e, até nalguns casos a totalidade da produção, se não controlarmos as pragas”.

Assegura, no entanto, que sendo um serviço público importante, deve ser assegurado pelo Ministério e garante que este está preparado para isso.

Em relação à distribuição de sementes e outros produtos para a agricultura, afirmou que este ano, devido à própria lei eleitoral, não foram distribuídos. “Entendemos que devemos respeitar a lei”, mas assegura que a produção agrícola não está em risco.

“A franja que costuma receber esses pequenos apoios não é determinante para a condução do ano agrícola”.

 

  1. CidadaoCV

    Sim senhor …. agora é que “as coisas vão melhorar” …. por isso meu povo;- “canta forte e canta alto, que as coisas vão melhorar”. Agora temos um ministro adivinho, que prevê o futuro. E mais Sr. Ministro? Para além da chuva que mais? ….

  2. BADOXA

    Reza que isso aconteça porque senão esse governo do MPD vai cocar m,,da!

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.