Norte do país necessita de um médico legista

22/08/2016 09:11 - Modificado em 22/08/2016 09:11
| Comentários fechados em Norte do país necessita de um médico legista

medico legistaO corpo de Manuel Monteiro Sousa foi encontrado no dia 07 de Agosto na Praia do Lazareto, em São Vicente e, até quinta-feira, 18, estava na morgue à espera do médico para fazer a autópsia. Esta foi realizada na sexta-feira e o corpo liberado aos familiares para a realização do funeral.

Os filhos conseguiram enterrar o pai no dia 19 de Agosto, dia em que o corpo foi liberado após a autópsia. Esta revelou que um traumatismo culminou no falecimento de Manuel Monteiro, afirma um dos filhos. Todavia, ainda não se esqueceram do trauma por que passaram por aguardarem 10 dias pela chegada do técnico para a realização do exame que indica a causa da morte, visto que só após a autópsia é que fizeram a cerimónia fúnebre. Neste sentido, a família apela às autoridades para que revejam esta situação, visto que os familiares já estão em sofrimento e não deveriam passar por mais constrangimentos do que o necessário.

A falta de um técnico para zona Norte já foi levantada pela antiga Delegada de Saúde em São Vicente, Ariana Mota que disse que “a Região Norte deveria ter um médico legista para ultrapassar este constrangimento. Em muitas situações conseguem fazer toda a avaliação, mas há aqueles casos que os ultrapassa e não conseguem afirmar com segurança a causa da morte e, quando podemos e sabemos que é seguro, realizamos o exame, mas quando nos ultrapassa, temos de recrutar um médico legista”. O actual Delegado de Saúde, Elísio Silva, explica que o “medico legal é solicitação e responsabilização do Ministério Público, não da Delegacia de Saúde”. Referindo-se ao caso em concreto de Manuel Monteiro, acrescenta ainda que há uma cooperação entre as instituições para que a autopsia seja o mais célere para evitar maior sofrimento aos familiares que ficam à espera do técnico.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.