São Vicente prepara-se para o Lectivo 2023-2024

23/08/2023 18:37 - Modificado em 23/08/2023 18:37


O Diretor Nacional da Educação, Adriano Moreno, enfatizou a importância da preparação dos dirigentes para garantir um arranque suave do ano letivo 2022/2023 e destacou algumas mudanças no ensino técnico, durante Encontro Nacional dos Dirigentes das Escolas Técnicas do país, que acontece entre os dias 24 e 25 de agosto, no Auditório da Escola Industrial e Comercial do Mindelo, cidade do Mindelo.

A iniciativa tem como propósito principal, segundo Adriano Moreno, a “apresentação das orientações gerais para o ano letivo 2023-2024, a socialização do Programa de Superação Educativa e Técnico-profissional para Jovens e Adultos fora do sistema educativo, bem como a exposição da proposta do novo Estatuto do Ensino Técnico-Profissional, delineando o funcionamento das escolas técnicas”.

Em suas declarações a imprensa, o Diretor Nacional da Educação ressaltou a importância deste encontro para capacitar os dirigentes das escolas técnicas na implementação das políticas educacionais, por forma a estarem munidos de as ferramentas e orientações para o arranque do ano letivo sem grandes dificuldades.

No que diz respeito as infraestruturas, Moreno destacou que as escolas técnicas estão relativamente “bem apetrechadas”, com especial atenção para a melhoria dos laboratórios tecnológicos.

Além das escolas técnicas, o encontro também visa abordar a preparação do ensino para adultos, com reuniões agendadas com coordenadores de educação de jovens e adultos, bem como com os responsáveis pelos subsetores da educação, desde o pré-escolar até o ensino secundário.

Adriano Moreno tranquilizou a questão das substituições de professores que solicitaram licenças sem vencimento, destacando que o número de vagas projetadas no ensino técnico não apresenta grandes dificuldades para esse processo.

O evento de abertura contou com a presença dos responsáveis dos Serviços Centrais do Ministério da Educação, Delegados do Ministério da Educação dos concelhos onde estão localizadas as 4 escolas técnicas, diretores e subdiretores técnicos destas instituições.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.