Ter ou não o mesmo partido na Câmara e no Governo. Eis a questão.

19/08/2016 08:28 - Modificado em 19/08/2016 08:28
| Comentários fechados em Ter ou não o mesmo partido na Câmara e no Governo. Eis a questão.

DSC03535A campanha já iniciou de forma mais séria. A pré-campanha foi a preparação e, agora, é hora de expandir a mensagem para os eleitores e fazer prevalecer a plataforma de cada partido sobre os seus oponentes. Em São Vicente, assim como noutros municípios, um dos pontos da decisão será se a população quererá um Governo autárquico da mesma cor do Governo Central. O PAICV e o MpD são os dois partidos que levarão em conta este tema e explicar os prós e os contras de um mesmo partido a conduzir os destinos do Município.

Por exemplo, na página de facebook da candidatura de Alcides Graça, candidato do PAICV, a mensagem é clara. “Está em jogo a autonomia das Câmaras e das Ilhas. Não podemos deixar que São Vicente seja uma delegação do Governo. Sôncent Nos Bandera! Este é o espírito da nossa candidatura que está presente nos projectos que agora partilhamos”. Delegação de Governo é o que a candidatura espera evitar. E para os eleitores, deixa a mensagem de que “estas eleições são decisivas”.

Já para o MpD, a mensagem é oposta. Desde as eleições legislativas, a mensagem é de que as eleições autárquicas seriam a oportunidade de ter um governo da mesma cor política, o que nunca tinha acontecido anteriormente e, neste sentido, para o MpD “abre-se uma nova era nas relações entre o Governo e as câmaras municipais”.

Por exemplo, na apresentação da candidatura de Augusto Neves, foi dito que estas eleições são uma oportunidade “que não deve ser desperdiçada, ou seja, a possibilidade de vir a ter uma boa sintonia e complementaridade entre o poder central e local”. E esta sintonia, espera o MpD, é com a mesma cor política tanto num como no outro governo.

A UCID não tem mostrado uma atitude sobre esta situação, focalizando-se simplesmente na sua campanha e no seu programa. Mas, para o MpD e o PAICV, tirando as plataformas eleitorais, esta é uma batalha a ser travada: ter ou não o mesmo partido no Governo.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.