Cerca de 200 unidades de produção de grogue seladas em menos de um mês

18/08/2016 08:46 - Modificado em 18/08/2016 08:46
| Comentários fechados em Cerca de 200 unidades de produção de grogue seladas em menos de um mês

grogueO Inspector-geral das Actividades Económicas acredita que até ao final desta semana, nas ilhas de Santo Antão e Santiago estará terminado o processo de selagem dos alambiques, um processo que teve início em princípios de Agosto e que já conta com mais de duas dezenas de alambiques selados.

Isso deve-se ao facto de, voluntariamente, boa parte dos produtores de grogue terem feito a suspensão das actividades e organizado o fecho o que, segundo Elisângelo Monteiro, facilita a actuação da Inspecção-Geral das Actividades Económicas e, “de facto, isso dá uma dinâmica maior ao processo de selagem. Estamos em crer que ainda esta semana, até sexta-feira, em Santo Antão e Santiago estará de facto tudo selado e passaremos então para as ilhas de São Nicolau e as outras de menor dimensão em termos de produção do grogue, que é para nós muita satisfação”, explicou à RCV.

Garante que já em 2017 o produtor que produzir o seu grogue vai ter de assegurar que o grogue esteja sanitariamente seguro para ser consumido, “aí é que a questão da selagem poderá ser equacionada porque sentindo que isso dá ganho, o produtor voluntariamente poderá suspender a sua produção sem que haja intervenção dos serviços do Estado para que possa destrancar a produção”.

Admite ainda que já são visíveis os ganhos do processo de selagem de alambiques.

Afirma no entanto, que o processo de maturação da cana-de-açúcar deve merecer atenção por parte das autoridades, nomeadamente da Direcção-Geral do Comércio e do Ministério da Agricultura para assegurar a qualidade do grogue produzido em Cabo Verde.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.