Filhos desesperados estão 10 dias à espera da autópsia ao corpo do pai

18/08/2016 08:38 - Modificado em 18/08/2016 08:38

autopsiaFamiliares estão 10 dias à espera do médico legista para a realização da autópsia ao corpo de Manuel Monteiro Sousa encontrado no dia 07 de Agosto na Praia do Lazareto, em São Vicente. Todavia, o Delegado de Saúde avança que o técnico que realizará a autópsia chega hoje em Mindelo.

Uma das filhas dá a voz sobre a revolta dos familiares que não percebem o porquê de tanto tempo para realização da autópsia, todavia sabem que estão à espera que o técnico venha da cidade de Praia. Até que este dia chegue, os nove filhos estão desesperados, uma vez que querem realizar a funeral do pai e justificam que a situação é muito dolorosa. Neste sentido apelam as autoridades para que seja tomada a medida necessária para que Manuel Sousa tenha o seu enterro dignamente, porque estão revoltados com a falta de informação.

Kheila Sousa, filha do malogrado, adianta que todos os dias têm dirigido ao Hospital Baptista de Sousa, onde está o corpo em câmara fria, a Polícia Judiciária e a Delegacia de Saúde em São Vicente, porém em vão porque só sabem dizer que estão à espera do médico legista e acrescenta que “ sentimos descriminados por seremos pobres, se fosse um político, os familiares não estariam nesta situação” frisa a filha em prantos. Ainda acrescenta que dos nove filhos, uma irmã que veio da Praia para estar presente no funeral já perdeu o emprego, porque está ausente do trabalho desde que o pai faleceu.

O Delegado de Saúde, Elísio Silva, assegura que entre as instituições existe uma cooperação para melhor resolução nesses casos, mas adianta que é da esfera do Ministério Público solicitar o técnico e que inclusive é o MP que paga as despesas inerentes a deslocação do para fazer a realização da autópsia. Todavia avança que o Hospital Baptista de Sousa neste processo em concreto do Manuel Sousa cede a câmara para que o corpo seja conservado no frio e não é da competência dessa instituição a solicitação do médico legista. Antes do fecho desta edição, o delegado de saúde afirma que o técnico chega hoje em São Vicente para realização da autópsia ao corpo do homem que estava desaparecido desde do dia 07 e foi encontrado no dia 08 de Agosto na praia do Lazareto, desde então aguarda realização da autópsia para que o corpo seja liberado aos familiares para que estes possam realizar o funeral.

Recorda-se que não é a primeira vez desse constrangimento e já houve outros familiares nesta situação, uma vez que em Cabo Verde não há médico legista e os técnicos que existem um está no Fogo e o outro na Praia, sendo assim as outras ilhas ficam na lista de espera.

Saiba mais:

http://noticiasdonorte.publ.cv/47129/corpo-idosa-encontrada-sem-vida-aguarda-autopsia/

http://noticiasdonorte.publ.cv/14008/homem-encontrado-morto-na-ribeirinha-medica-legista-vai-realizar-autopsia-para-definir-causas-da-morte/

http://noticiasdonorte.publ.cv/1645/falta-de-medico-legista-condiciona-trabalho-da-pj/

http://noticiasdonorte.publ.cv/15563/falta-de-medico-legista-condiciona-autopsia-ao-corpo-de-elsa/

http://noticiasdonorte.publ.cv/26085/dr-ariana-mota-regiao-norte-deveria-ter-um-medico-legista/

http://noticiasdonorte.publ.cv/8978/falta-de-medico-legista-casos-especiais-geram-dor-de-cabeca-a-pj-e-a-delegacia-de-saude/

http://noticiasdonorte.publ.cv/26036/morte-na-cova-dinglesa-sem-o-resultado-da-autopsia-e-familiares-em-sofrimento/

http://noticiasdonorte.publ.cv/21798/condiciona-autopsia-ao-corpo-de-cidadao-nigeriano/

http://noticiasdonorte.publ.cv/9403/autopsia-vai-ser-realizada-nas-proximas-horas/

  1. Mario Silva

    Esta escrito “…técnico que realizará a autópsia chega hoje em Mindelo.” o Correcto seria
    (…técnico que realizará a autópsia chega hoje à Mindelo.)
    Para p bem da nossa língua. Obrigado

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.