Apenas 762 estrangeiros estão inscritos para votar nas eleições autárquicas de 04 de Setembro – CRE

11/08/2016 07:45 - Modificado em 11/08/2016 07:45
| Comentários fechados em Apenas 762 estrangeiros estão inscritos para votar nas eleições autárquicas de 04 de Setembro – CRE

recenseamentoApenas 762 indivíduos entre os milhares de estrangeiros residentes no Município da Praia estão inscritos nos cadernos eleitorais e habilitados a votar nas eleições autárquicas que se realizam no País a 04 de Setembro.

Os dados foram fornecidos hoje à Inforpress pela Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) do Município da Praia que dentro de dias estará a imprimir em definitivo os cadernos eleitorais.

Um número que fica muito aquém do esperado, segundo o Presidente da Associação dos Guineenses Residentes em Cabo Verde (AGRCV), Fernando Baldé, e que demonstra que houve pouco interesse por parte dos imigrantes em participar na vida política dos municípios onde residem, “uma vez que foi realizado um trabalho de sensibilização”, indicou esse responsável.

“Há muitos imigrantes que têm residência, estão legais, mas não sabiam que têm direito de votar. Por isso, nós fizemos antes um trabalho no sentido de os informar sobre o recenseamento”, disse Fernando Baldé indicando que só no Município da Praia existem mais de dois mil guineenses com autorização de residência e, por conseguinte, com direito ao voto.

Este sábado, 13, a Associação realiza na Cidade da Praia, uma palestra sobre “Participação dos imigrantes nas eleições autárquicas em Cabo Verde” com o objectivo de reforçar as informações sobre a oportunidade dos imigrantes participarem na vida política dos municípios onde residem.

O objectivo, segundo Fernando Baldé, é de consciencializar os guineenses e todos os africanos residentes e recenseados no sentido de analisarem bem os projectos de cada candidatura e votar de acordo com a sua consciência.

“A mensagem que vamos passar é que no dia das eleições não fiquem em casa e que votem em consciência porque esta é uma grande oportunidade que temos de participar na vida política dos municípios que nos acolhem”, explicou.

A actividade está prevista para as 12:00 de sábado na sede da Associação no Bairro de Safende e será dirigida por um dos integrantes da associação.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.