Evacuações inter-ilhas um grande problema no sistema de saúde nacional

11/08/2016 07:37 - Modificado em 11/08/2016 07:37
| Comentários fechados em Evacuações inter-ilhas um grande problema no sistema de saúde nacional

navio mar1Há muito que se têm procurado soluções para a resolução do problema das evacuações internas, mas nunca se apresentou um plano concreto para a sua realização, de acordo com a Delegada da ilha do Maio, Eurídice Lima. Esta é uma questão que, no seu entender, merece ser vista, revista e analisada com muito cuidado.

De acordo com esta médica, esta é uma situação bastante sensível, crónica, muito actual devido às particularidades do País, da insularidade, pois nem todos os centros de saúde têm um hospital local, pelo que “temos sempre que recorrer, em determinadas situações, como por exemplo um tratamento, tipo o tratamento cirúrgico, à evacuação”.

Constrangimento maior é a questão do acesso e da acessibilidade referente às ilhas isoladas como Maio, Brava, São Nicolau e Boavista, destaca a mesma fonte. “Os centros que não têm hospital local, têm sempre a questão da acessibilidade”.

“A questão das evacuações internas é um grande calcanhar de Aquiles no que se refere às evacuações inter-ilhas, onde se coloca a questão tanto das evacuações de urgência e/ou máxima urgência, como a de acesso e acessibilidade que têm comprometido a resposta oportuna e também a qualidade”.

Por isso, explica que nem sempre, no momento pontual, a resposta é oportuna, “há momentos em que pedimos o aval de um avião, temos de fazer a evacuação de barco e, às vezes, não há barco e temos de fazer de iate”.

Para os profissionais da área, esta questão precisa de ser discutida não só com o Ministério do Turismo, Economia e com o Conselho de Administração da TACV, mas também com a Guarda Costeira para ver o que se pode fazer em relação a esta questão, não só em termos de transporte do doente. Uma outra questão muito importante é o próprio transporte de materiais biológicos, transporte de sangue e de outros materiais; há um conjunto de situações, alguns protocolos que têm de ser elaborados, outros reactivados, de forma a poder ir ao encontro e agilizar esses procedimentos.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.