Polémica com escolha de Gisele Bündchen para desfilar nos Jogos Olímpicos

9/08/2016 11:44 - Modificado em 9/08/2016 11:44
| Comentários fechados em Polémica com escolha de Gisele Bündchen para desfilar nos Jogos Olímpicos

giseleManequim brasileira foi a escolhida para desfilar no estádio do Maracanã ao som de “Garota de Ipanema”. Jornal questionou escolha e família de Vinicius de Moraes vai processar organização.

O espetáculo de abertura de um grande evento desportivo transcende sempre a barreira do desporto para tocar no brilho e no “glamour”. Na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a protagonista desse momento foi Gisele Bündchen, a quem coube desfilar no Estádio do Maracanã ao som de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

De uma forma geral, o momento foi aclamado quer no estádio, quer nas redes sociais. Até que um artigo de opinião do jornal “The New York Times” fez soltar as primeiras críticas. Para desenvolver o seu texto, o jornalista Simon Romero falou com Letícia Bahia, uma psicóloga feminista que se questionou sobre a escolha de Gisele Bündchen, modelo de 36 anos, para representar a “Garota de Ipanema”.

“O que dizer sobre um país multirracial, que exclama o seu orgulho por sê-lo, e depois escolhe uma modelo branca, super-magra, loira e de olhos azuis para representar as mulheres do Brasil?”, questionou Bahia.

Assim que Simon Romeno publicou o seu texto, várias pessoas começaram a questionar a mesma escolha na rede social Twitter.

No entanto, a controvérsia a envolver o desfile da modelo brasileira não se fica pelas questões de representação social. No momento em que Gisele Bündchen desfilava ao som da música “Garota de Ipanema”, algumas imagens estavam a ser projetadas num dos ecrãs do estádio. Entre elas surgiu a fotografia de Tom Jobim, um dos autores da música. Acontece que o compositor Vinícius de Moraes também participou na criação do tema e a sua fotografia não foi incluída nos monitores.

Esquecimento ou lapso propositado de memória? É isso que a família do cantor brasileiro quer perceber em tribunal, já que irá avançar com um processo judicial contra o comité de organização das Olimpíadas 2016.

O Rio de Janeiro está a receber os Jogos desde o dia três. No entanto, a cerimónia oficial de abertura apenas se realizou dois dias depois, a cinco de agosto. Este é um dos maiores eventos desportivos do mundo cujo espetáculo de encerramento se realizará no dia 21 de agosto. A próxima edição terá lugar na cidade de Tóquio (Japão), em 2020.

jn.pt

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.