Falta de gelo condiciona pesca na capital do País

2/08/2016 08:15 - Modificado em 2/08/2016 08:15
| Comentários fechados em Falta de gelo condiciona pesca na capital do País

geloPescadores da cidade da Praia mostram-se bastante indignados com o problema da falta de gelo que se tem vindo a arrastar há já diversas semanas e que promete manter-se ainda por um tempo, devido à falta de peças nas máquinas.

Estes afirmam que por falta de gelo, não podem rumar ao mar e são muitas as embarcações que estão atracadas e não podem sair à faina.

Um dos entrevistados pela RCV diz que está sem sair para pescar há quase duas semanas e, neste momento, a situação está difícil, realçando o facto de haver três máquinas e não haver gelo. Na mesma situação está outro pescador que aguarda pela produção de gelo para poder sair ao mar. “Não podemos sair só para gastar gasolina e voltar, porque se não encontramos gelo é só combustível que gastamos e é preciso tomar uma medida”.

Por seu lado, o Presidente dos Armadores da Cidade da Praia, diz estar a tentar resolver o problema o mais rapidamente possível, afirmando ter recebido a garantia do Director-Geral das Pescas e que as medidas necessárias já foram tomadas.

João de Deus Lima Júnior assegura que a manutenção das máquinas está prestes a arrancar, no prazo máximo de 60 dias para a chegada das peças do Japão, para depois se passar à reparação dos mesmos.

Para este responsável, esta é uma situação que não pode continuar porque, conforme fez saber, o terminal tem a capacidade de produção de 15 toneladas 24/24 e já há alguns meses que está a produzir 4 a 3 toneladas cada 7 horas e isto é mau para o sector, esclarece.

Para além disso, a Associação dos Armadores de Pesca reivindica a construção de um estaleiro de forma a evitar deslocações para São Vicente e gastar muito dinheiro, bem como a construção de um mercado do peixe para a capital.

Estes esperam que o novo executivo tome medidas urgentes para melhorar a situação do sector da pesca.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.