Olavo Correia defende mais recursos e responsabilidades para os municípios

1/08/2016 07:50 - Modificado em 1/08/2016 07:50

OLAVO-CORREIAO vice-presidente do Movimento para a Democracia (MpD) afirmou que vão trabalhar num novo quadro que vai conceder aos municípios mais recursos e responsabilidades, tornando-os mais eficientes e capazes de prestar um melhor serviço aos cidadãos.

“Estamos a trabalhar num novo quadro que implica um conjunto de alterações a nível das taxas, meios, fundos e de repartição de responsabilidades para que depois possamos fixar quais são os recursos que devem ser canalizados para o poder local e central”, explicou, frisando que, com isso, os municípios terão mais recursos, mais responsabilidades e o poder central será mais colaborante e determinante numa parceria efectiva e eficiente com as autarquias.

“Para o MpD, a vida da comunidade acontece nos municípios (…) É fundamental, por isso, que o poder local seja bem governado, bem gerido, com uma visão clara para o desenvolvimento, de modo que Cabo Verde possa ser, no seu conjunto, um país mais competitivo e produtor.

Olavo Correia garantiu que vão descentralizar recursos, empoderar os municípios, criar um novo código de relacionamento entre o poder local e central, para que o Estado, no seu conjunto, seja mais eficiente, mais competitivo à escala nacional e internacional.

Fonte : Inforpress

  1. Dimerca

    Ontem pela primeira vez tive a oportunidade de ver o video da accao dos deputados no parlamento. Fiquei deveras desapontado com a postura e o desenrolar da tematica. Nao existe ordem e pareceu-me que nao existe uma sincronia. Cada um diz um coisa tentando fugir ao tema principal. Alguns deputados, em especial os da bancada PAi sempre passando a palavra a lider Janira, parecendo que nada tinham a dizer. Ela, apenas ela era a voz. Por isso pergunto: sera necessario todos esses deputados? Imaginem se a Janira e a unica Voz, apenas um deputado seria necessario para representar Santiago. Por isso proponho um deputado por cada ilha, ou entao um deputado representanto cada 10000. Quanto se pouparia em salarios desses deputados que tanto bem faria a tantos desempregados.

  2. Dimerca

    Ontem pela primeira vez tive a oportunidade de ver o video da accao dos deputados no parlamento. Fiquei deveras desapontado com a postura e o desenrolar da tematica. Nao existe ordem e pareceu-me que nao existe uma sincronia. Cada um diz uma coisa tentando fugir ao tema principal. Alguns deputados, em especial os da bancada PAi sempre passando a palavra a lider Janira, parecendo que nada tinham a dizer. Ela, apenas ela era a voz. Por isso pergunto: sera necessario todos esses deputados? Imaginem se a Janira e a unica Voz, apenas um deputado seria necessario para representar Santiago. Por isso proponho um deputado por cada ilha, ou entao um deputado representanto cada 10000. Quanto se pouparia em salarios desses deputados que tanto bem faria a tantos desempregados.

  3. Observador

    Que a disponibilização esteja também condicionada a apresentação de contas e principalmente com auditorias externas através de auditorias certificadas.
    As contas auditadas depois poderão ser úteis para o trabalho que é realizado pelo Tribunal de Contas e ser publicadas
    Os munícipes tem de saber onde são aplicadas os recursos .E preciso incutir nas Camaras uma gestão empresarial .

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.