Fogo: denúncias sobre condicionamento do voto dos jovens

27/07/2016 02:03 - Modificado em 27/07/2016 02:03
| Comentários fechados em Fogo: denúncias sobre condicionamento do voto dos jovens

Pedro-Centeio-MosteirosO candidato do grupo independente AMI, Avançar Mosteiro Independente, Pedro Centeio, fez uma denúncia à CNE numa tentativa de “acautelar eventuais tentativas de inviabilização, ‘na secretaria’, da sua candidatura”.

A denúncia refere-se ao facto que “no início de 2015 uma força política no Concelho, tomou a iniciativa de distribuir cartões de militantes a um número importante de jovens, sem que estes tivessem pedido a adesão, sem que tivessem colocado a própria assinatura numa ficha de inscrição, nunca pagaram quotas ou sequer declararam interesse em serem militantes desse partido político”.

O mais grave para Centeio, é que as fotografias dos jovens constam nos cartões de militantes e provêm de uma base de dados da Comissão de Recenseamento Eleitoral, “ou seja, são fotos tiradas na altura do recenseamento, a que nenhuma outra entidade deveria ter acesso”. Para este candidato, é “grave e é crime”.

Denunciado este facto, acrescenta que está a fazer diligências para apresentar uma queixa-crime contra o grupo político. Desta forma tenta, a seu ver, “antecipar possíveis ‘jogadas’ neste período eleitoral”. Adianta que não se pode exigir às candidaturas a prova de factos negativos, como não estar inscrito num partido político. E nem a exibição de documentos partidários, sem suporte em declarações emitidas pelos alegados militantes, podem constituir prova ou mesmo princípio de prova, “pois seria uma forma fácil dos partidos políticos inviabilizarem candidaturas concorrentes protagonizadas por grupos de cidadãos”.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.