Barragem de Canto de Cagarra prejudica captação que fornece água a Chã de Igreja

27/07/2016 02:00 - Modificado em 27/07/2016 02:00
| Comentários fechados em Barragem de Canto de Cagarra prejudica captação que fornece água a Chã de Igreja

Os proprietários de Chã de Igreja reclamam pela falta de água para as suas propriedades e chamam a atenção porque a construção da Barragem “deveria aumentar a quantidade de água e não diminuí-la,” visto que anteriormente “havia água mesmo nos anos em que não chovia”.

Há vários anos que a comunidade de Chã de Igreja rega as suas parcelas de terra com água de uma Captação construída no mesmo local onde se ergueu a Barragem em 2014. Esperavam-se melhorias no caudal para Chã de Igreja, mas isso durou muito pouco. É que conforme os proprietários, “a Barragem está quase sem água e fica uma lama que poderá estar a tapar a Captação”, o que causa diminuição da água disponível para os terrenos, deixando-os na penúria. Também não descartam a possibilidade de haver “erros na construção da Barragem” o que veio prejudicar a Captação.

Denunciam também a falta de obras para fazer a correcção torrencial a montante para evitar a entrada de entulhos na Barragem de Canto de Cagarra e, assim, evitar mais problemas, como havia sido prometido aquando da construção da obra no Vale da Garça.

A situação foi denunciada em reunião ao anterior Delegado do Ministério da Agricultura da Ribeira Grande que “não fez nada”, afirmam.

Os proprietários estão descontentes com a gestão da Barragem porque nunca aproveitaram da água e dizem que “só serviu para tirar fotografias”. Esperam que o novo Governo faça melhor e encontre soluções para a agricultura em Chã de Igreja.

Os comentários estão fechados.

Publicidades
© 2012 - 2018: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.